Na semana em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril), a escola Carlos Barozzi preparou uma surpresa para os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Índios do Alto Xingú – que estão na cidade para estudar na Universidade Brasil – prepararam uma palestra especial para eles, com imagens, músicas e materiais tradicionais da tribo.
Farato Matipu, Walamatiu Yawalatipi, Yakari Mehinato, Ukupiu Waurá, Jakalamalu Kuikuro e Maíra Kuikuru aceitaram o convite da escola e se vestiram alguns com roupas típicas e os corpos pintados e outros com trajes normais, justamente para causar esse choque cultural nas crianças e dedicaram alguns momentos de seu dia para falar sobre sua cultura.
“No Xingú nós comemoramos o Dia do Índio uma semana antes e uma semana depois, onde recebemos as visitas de algumas escolas que vão lá para conhecer nossa cultura. É muito bom estar aqui podendo fazer isso com vocês”, disse Farato Matipu às crianças.
A iniciativa partiu de um projeto já desenvolvido pela escola com os alunos do colégio. Em uma reunião pedagógica decidiu-se aproveitar a data e o fato dos índios terem chegado a Fernandópolis para proporcionar uma experiência social única para a garotada.
“O mundo está muito mudado. Muitas das nossas crianças ainda tinham aquela visão de que os índios estão isolados na mata, sem acesso a nada e sem roupa. Claro que eles ainda preservam as suas origens, mas muito mudou e nós queríamos que nossos alunos pudessem ver isso e tirar suas próprias dúvidas”, explicou a coordenadora pedagógica dos anos iniciais Rosely Fátima Ferreira Bote Resende.
E o resultado atingiu a expectativa pedagógica. As crianças ficaram maravilhadas e a cada foto, ou vídeo deixaram isso ainda mais evidente com suas reações. Ao fim da apresentação uma enxurrada de perguntas sobre a cultura indígena e o dia-a-dia na aldeia.