Uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 1, na sede do 16º Batalhão da Polícia Militar, de Fernandópolis, oficializou a entrega da primeira fase do projeto “Sentinela Digital”, que contempla a instalação de oito câmeras inteligentes de vigilância, em pontos estratégicos da cidade, e uma central de monitoramento avançada montada junto ao Copom - Centro de Operações da Polícia Militar.
A solenidade foi realizada em agradecimento a colaboração da sociedade civil organizada que apoiou o projeto i encabeçado pela Associação de Amigos de Fernandópolis. Por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas foi angariado o montante de R$ 114 mil que foi utilizado na compra dos equipamentos.
“Graças ao apoio dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das policias Civil e Militar e de cada um que colaborou seja com uma quantia em dinheiro, com materiais ou com mão de obra, hoje estamos dando um grande passo para deixar a nossa cidade ainda mais segura. Tudo o que temos que fazer é agradecer”, disse Celso Spósito, membro da Associação de Amigos e coordenador do projeto.
Além do monitoramento das principais vias, entradas e saídas da cidade, as câmeras inteligentes atuam no reconhecimento de placas de veículos furtados ou roubados, emitindo assim um sinal sonoro de alerta no sistema permitindo que a Polícia Militar destaque imediatamente uma unidade para o interceptar. O sistema não é utilizado para aplicação de multas.
As câmeras ainda armazenam os dados 24 horas podendo ser utilizadas pela Polícia Civil para a elucidação de crimes e provas na fase final de inquéritos policiais.