TSE cassa mais um prefeito na região

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

TSE cassa mais um prefeito na região
O TSE - Tribunal Superior Eleitoral cassou mais um prefeito da região, junto com o vice. Desta vez, perderam mandatos o prefeito reeleito de Floreal (SP), João Manoel de Castilho, do PSDB, e de seu vice, Gilberto de Grande (DEM), por abuso de poder político e econômico e compra de votos nas Eleições de 2016.
De acordo com a denúncia, eles foram acusados de distribuírem próteses dentárias durante a campanha eleitoral. A relatora do caso no TSE, ministra Rosa Weber (foto), presidente da Corte, votou por negar provimento ao recurso apresentado por João Manoel e Gilberto de Grande contra as cassações de seus mandatos. Ao votar, a ministra afirmou que, ao contrário do que afirmava a defesa, não cabe recurso especial eleitoral para simples reexame do conjunto fático-probatório.
Segundo a ministra, com o grande número de provas apresentadas, foi possível verificar a captação ilícita de sufrágio e também “o abuso de poder político e econômico pelos candidatos, já que a benesses foram obtidas com a utilização de servidores da Prefeitura e transportes públicos”.
O TSE ainda determinou que, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo faça novas eleições no município, mas ainda sem data. A Câmara espera um comunicado oficial para dar posse ao presidente da Câmara.
Em Meridiano, onde prefeito e vice também foram cassados pelo TSE há mais de 40 dias, mas ainda não houve a notificação da decisão para que o presidente da Câmara, Maicon Fabiano de Oliveira assuma a prefeitura até convocação de nova eleição. O prefeito Orivaldo Rizatto continua no cargo.
Outras duas cidades da região, já trocaram de prefeitos neste mandato. Turmalina foi a primeira cidade da região a realizar nova eleição para escolher novamente prefeito e vice, por conta da cassação do mandato da prefeita eleita em 2016, Fernanda Massoni acusada de compra de voto. Em junho de 2018, os eleitores voltaram as urnas para eleger Alexandro Ribeiro Pereira (MDB) com 838 votos, 40 mais que o concorrente.
Em Estrela d´Oeste, a troca de prefeito foi por outro motivo: Antonio Valter dos Santos, o Antonio Escrivão (PHS) renunciou ao cargo no dia 19 de janeiro após um ano de mandato. Assumiu o vice, Marco Antonio Saes Lopes, o Barão.