A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis iniciou a implantação do projeto piloto “Floresta Urbana” no CEMEI Albertina Roza de Souza Garcia, no Parque das Nações. O bairro será beneficiado com a criação de espaços adequados para árvores.
O projeto tem como objetivo criar pilotos de Floresta Urbana para arborizar adequadamente o município de acordo com o Plano de Arborização Urbana de Fernandópolis e as diretrizes do “Espaço Árvore”. Os locais onde há deficiência de arborização serão referência de implantação urbana para outros bairros e vão exemplificar a calçada ecológica como forma de aumentar a absorção das águas de chuva.
O primeiro piloto foi implantado no município na Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares, em 2017. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a melhoria dos aspectos paisagísticos e da infraestrutura urbanística é importante para garantir a qualidade de vida da população.
Serão plantadas 20 mudas de espécies adequadas para calçadas (Escova de Garrafa, Flamboyanzinho, Pata de Vaca, Árvore da China, Acácia Rosa e Reseda) nos lugares onde ainda não tem; já nas calçadas arborizadas serão implantados os “Espaços Árvore”, com a adequação das calçadas. O plantio vai beneficiar a área que abrange o entorno da escola, atendendo inclusive as residências da região e a praça pública.