Foi confirmada há pouco a morte de um dos ídolos do Fefecê – Fernandópolis Futebol Clube – da temporada histórica de 1979. José Donizeti Noronha, de 62 anos, zagueiro do time campeão daquele ano, lutou bravamente, mas acabou perdendo a luta contra um câncer na manhã desta segunda-feira, 4.
Posicionamento, impulsão e liderança eram os pontos fortes do zagueiro José Donizeti Noronha, que começou a carreira no Mirassol, foi campeão com o Fernandópolis em 1979 e atuou também no Rio Preto. Ele carrega na carteira de trabalho o registro de dez clubes, sendo sete da região. Mirassolense nascido no dia 15 de fevereiro de 1957, Noronha começou na várzea de sua cidade.
“Defendi o time do Lão (Willian Hid Frahia). Subi em muita carroceria de caminhão pra jogar na região”, recorda. Em 1974, foi para o Mirassol. Na temporada seguinte, ajudou a equipe a conquistar o título da Série A da Segundona (atual A-3), só que não houve o acesso à divisão superior. Em 1976, indicado pelo técnico Acosta, acertou com a Guairense e foi campeão da Segundona.
Manteve-se no time mais um ano e depois transferiu-se para o Fernandópolis, onde formou dupla de zaga com Nelsinho. “O Acosta foi para lá e me levou”, recorda. A direção do Fefecê montou um timaço em 1979, que mesclava a juventude do meia Carlos Silva e do zagueiro Noronha, com a experiência dos laterais Donda, Chico Amorim, dos meias Xisté e Ari, do ponta Jorginho e do centroavante Tato. Logo na estreia, dia 10 de junho, o Fernandópolis fez 4 a 1 na Cafelandense.
Noronha marcou o 1º gol do time na competição. No início, foram 16 jogos de invencibilidade. Sofreu o 1º revés no dia 19 de setembro, na penúltima rodada, ao perder de 2 a 1, em casa, para a Matonense. Em 30 partidas, foram 21 vitórias, seis empates, três derrotas, 64 gols marcados e 21 sofridos. Noronha ficou no Fefecê até 1983. Depois, começou uma peregrinação jogando por Catanduvense, Toledo-PR, Jalesense, Votuporanguense e Rio Preto.
Desde que chegou ao Fefecê Noronha fixou residência em Fernandópolis e aqui constituiu família. O velório será iniciado às 7h30 desta terça-feira, 5, de onde sairá o féretro para Votuporanga onde ele será cremado.