O Carnaval é fundamental para o Brasil, não apenas por ser uma manifestação cultural de enorme importância para a representatividade e para a diversidade. Gera milhares de empregos diretos e indiretos, além de injetar milhões de reais no turismo, no setor hoteleiro, na gastronomia e na economia informal.
Contudo, a festa este ano acaba afetando a vida de muita gente, inclusive no bolso, no pagamento das contas, nas compras cotidianas de mantimentos básicos e remédios essenciais.
Para pessoas com deficiência e idosos que recebem benefícios do INSS, será preciso muito rebolado em março. Com o feriado prolongado de Carnaval e dois finais de semana, as datas de crédito dos benefícios, principalmente para crédito no 2º e no 4º dias úteis do mês, foram alongadas.
Dessa forma, quem tem cartão com final 2, que recebe no segundo dia útil terá de aguardar até a quinta-feira, 7 de março, para ver o dinheiro na conta. Para quem recebe no 4º dia útil, o benefício será creditado somente em 11 de março, após o final de semana.
Questionado pelo, o INSS afirma que se trata de uma decisão técnica, com base no calendário bancário.
De acordo com a Febraban - Federação Brasileira de Bancos - as agências de todo o País permanecerão fechadas nos dias 4 (segunda-feira) e 5 (terça-feira) de março
Na Quarta-Feira de Cinzas, 6 de março, as agências retomam as atividades ao meio-dia, mas os benefícios do INSS serão creditados somente no dia seguinte.
Como o quinto dia útil também foi estendido para o dia 11 de março, a prefeitura de Fernandópolis resolveu antecipar o salário dos servidores para o dia 1º. O Iprem – Instituto de Previdência Municipal de Fernandópolis - também antecipou o pagamento para os aposentados e pensionistas.