Após Brumadinho, governo vai vistoriar hidrelétricas e inclui Água Vermelha

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Após Brumadinho, governo vai vistoriar hidrelétricas e inclui Água Vermelha
O desastre com o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da Mineradora Vale em Brumadinho (MG) já produz efeitos. Enquanto os bombeiros vasculham o mar de lamas em busca de corpos dos desaparecidos, o Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastres baixou norma determinando fiscalização presencial em 3.336 barragens de água priorizadas pelo governo federal. 
A Aneel deu prazo até maio para fiscalizar as barragens de 130 hidrelétricas da lista. Nos últimos três anos, 122 hidrelétricas foram fiscalizadas e Americana e Pirapora, em São Paulo, foram classificadas de maior risco.
A medida inclui a vistoria de barragens de hidrelétricas na região, casos de Marimbondo em Icêm, e Água Vermelha em Ouroeste, localizadas no Rio Grande, Ilha Solteira no Rio Paraná, e Nova Avanhandava em Buritama e Promissão no Rio Tietê.  
As unidades foram classificadas pela Agência Nacional de Águas com risco baixo de acidentes - numa escala de baixo, médio e alto - e dano alto em casos de acidente ou rompimento. A escala nessa classificação também varia entre baixa, média e alta. As informações estão no Relatório de Segurança de Barragens, de 2017, divulgado pela ANA.
A Usina de Água Vermelha, na região, foi concluída em 1979 e possui um volume represado de 11 bilhões de metros cúbicos. (Com informações do Diário da Região)