O 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Fernandópolis está sob novo comando. O mirassolense Fernando Mançano, que havia deixado a região em busca de crescimento no quadro militar, agora retorna da capital paulista como capitão para comandar a unidade fernandopolense.
E ele já chegou a cidade com uma boa notícia. Fernandópolis está entre as oito cidades em todo estado que celebrou convênio para a implantação da Atividade Delegada para os bombeiros. Até então, apenas policiais militares eram contemplados.
Com isso, a partir de 1° de fevereiro cinco bombeiros irão atuar diariamente junto ao SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -, como motoristas, agregando para o município conhecimento técnico e para os profissionais uma renda extra.
“Os dois lados ganham. O município ganha um profissional qualificado com cursos de direção defensiva que além disso é socorrista e irá atuar também como tal. Já o bombeiro ganha uma renda extra legalizada que é incorporada aos seus vencimentos”, disse o capitão em entrevista ao vivo ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Difusora.
O convênio foi firmado com o apoio do deputado estadual Itamar Borges (MDB) que mediou sua celebração junto ao estado. O parlamentar esteve na cidade essa semana para comemorar a conquista. “Ficamos um ano tentando concluir o convênio, mas depois que pedimos ajuda ao Itamar não demorou dois meses para dar tudo certo”, disse o prefeito André Pessuto.
Os bombeiros atuarão pela Atividade Delegada em seus dias de folga como motoristas/socorristas junto à equipe do SAMU. Serão dois militares e um supervisor em cada turno de 12 horas/dia. Eles vão trabalhar fardados, com uso de acessórios que utilizam em suas funções diárias; porém, quem vai pagar pelo serviço será a Prefeitura, através do convênio.
“Este convênio é muito positivo, a população ganha um atendimento ainda melhor, o profissional bombeiro é valorizado ao conseguir melhorar seus rendimentos de forma regularizada e o SAMU passa a contar com mais profissionais capacitados”, concluiu o deputado Itamar Borges.