Atualizada as 12h25 - A Prefeitura assumiu erro no lançamento da taxa de lixo e decidiu cancelar a cobrança do IPTU– Imposto Predial e Territorial Urbano. Novos carnês serão emitidos e o pagamento do imposto começará a partir de 15 de março, parcelado em 10 vezes. A Prefeitura acaba de emitir nota sobre o assunto (veja no final).
Em entrevista à Rádio Difusora, o presidente da Câmara de Fernandópolis Ademir de Almeida disse que desde ontem a tarde a prefeitura já admitia o erro no lançamento que foi assumido na reunião realizada na manhã desta terça-feira, 8, no Paço Municipal.
Segundo Almeida, os novos carnês devem ser lançados com a cobrança da taxa de lixo em R$ 1,53 o metro quadrado, e não R$ 2,48 como veio cobrado.
“A gente vinha alertando que tinha coisa errada. O que veio para a população pagar não estava certo. Era um valor alto demais”, disse o presidente. Os valores emitidos pela prefeitura geraram uma onda de protestos nas redes sociais e um protesto em praça pública que atraiu centenas de fernandopolenses, onde o prefeito foi acusado de traidor e os vereadores vaiados.
A prefeitura emitiu uma nota explicativa
NOTA DA PREFEITURA
A Secretaria Municipal da Fazenda esclarece que foram identificados equívocos nos valores emitidos nos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Após reuniões entre os vereadores e o prefeito foi solicitada a revisão dos cálculos.
Em encontro realizado na manhã desta terça-feira, 8, com representantes dos poderes Executivo e Legislativo foram anunciadas medidas administrativas que serão adotadas pela Prefeitura para apurar e corrigir os valores.
Desta forma, ficou determinado o cancelamento do carnê e o recálculo na cobrança da Taxa do Lixo. Um novo carnê será enviado ao endereço dos contribuintes, com validade da primeira parcela para o dia 15 de março. Aqueles que efetuaram o pagamento deverão comparecer no Poupatempo com o comprovante de quitação e solicitar a devida baixa no sistema tributário.
Os profissionais da Secretaria da Fazenda pedem a compreensão dos munícipes para que possíveis distorções nos valores sejam resolvidas.