Foi publicada na quinta-feira, 6, no Diário Oficial Eletrônico do Município duas portarias assinadas pelo prefeito André Pessuto nomeando os membros que vão integrar o Conselho da Cidade e o Grupo de Trabalho. A criação desses conselhos foi antecipado por CIDADÃO no mês passado.
A nomeação de ex-secretários já era prevista na composição do Grupo de Trabalho constituído pelo prefeito André Pessuto. O que chamou a atenção, é que Pessuto convidou três ex-secretários da ex-prefeita Ana Bim, com quem Pessuto disputou as eleições.
No Grupo de Trabalho estão os ex-secretários Marlon Santana (Jurídico), Edson Ribeiro Damasceno (Planejamento/Desenvolvimento) e Osmar Guirelli (Obras). Na entrevista que concedeu à Rádio Difusora em 27 de novembro, o prefeito André Pessuto confirmava que a intenção é o desenvolvimento da cidade.
“Queremos contar com pessoas que possam contribuir com ideias para a gestão da cidade”, explicou. A notícia que circulou nas redes sociais era de que o prefeito contrataria esses ex-assessores para compor o seu governo. Na verdade, convidados, aceitaram integrar esse Grupo de Trabalho, cujo trabalho não é remunerado.
O ex-secretário Marlon Santana, ouvido por CIDADÃO comentou o convite. “Este grupo de trabalho já vinha sendo planejado a um certo tempo. O Deputado Fausto Pinato que solicitou que se fizesse um estudo sobre os problemas de Fernandópolis e propor soluções. Se for para ajudar Fernandópolis, temos que esquecer as bandeiras partidárias. Eleição é de quatro em quatro anos, nesse intervalo temos todos é que nos unir e lutar pelo crescimento de Fernandópolis”, disse.
Além dos três ex-secretários de Ana Bim, Pessuto nomeou para presidir o Grupo de Trabalho, Jesiel Macedo, que também pertenceu a equipe do ex-prefeito Armando Farinazzo. Da atual equipe, Pessuto escalou José Cassadante Junior; João Inácio Pimenta Junior; e Rodrigo Chiacchio Ortunho, que também chegou a integrar a equipe de Ana Bim.
O próprio prefeito André Pessuto integra o grupo que ainda contra com o presidente da Câmara, Étore Baroni, até 31 de dezembro e depois Ademir de Almeida; o presidente da Associação de Amigos, Fernando de Almeida Lyra; presidente da Acif, Mateus Morales; e o advogado da Câmara, Thales Adolfo de Almeida Zaine.
No decreto que criou o Grupo de Trabalho o prefeito justificou que a finalidade é “diagnosticar os problemas, sugerir soluções e implementá-las visando o desenvolvimento da nossa cidade”.
O Executivo aponta a “necessidade de coalização de ideias e harmonia política, notadamente diante das dificuldades financeiras que assolam o país e, em especial, os cofres do município”.
O grupo terá função consultiva e propositiva de matérias relacionadas ao Executivo como a formulação e monitoramento das políticas de fomento ao desenvolvimento do município e atuar como instância de articulação e mobilização da sociedade civil.
Estabelece ainda o decreto que, após quatro anos de existência o Grupo de Trabalho fará balanço de sua atuação e eventual reforma na sua estrutura e composição.
CONSELHÃO
Em outra portaria publicada na mesma data, o prefeito nomeou o Conselho da Cidade que cumpre uma obrigação estabelecida no Estatuto das Cidades. Os 12 membros nomeados terão como missão discutir plano urbanístico para a cidade e revisão, entre outras coisa, do Plano Diretor do Município. O Conselhão será presidido pelo secretário de Planejamento, Marcelo Henrique Nossa. O mandato dos membros nomeados é de dois anos permitida uma recondução. A composição ficou assim: Marcelo Henrique Nossa, presidente; Gerson Januário Júnior, assessor jurídico; Liliane Cristina Silva dos Santos, secretária; Bruno Cezar Rosselli Medri, representante de Direito Público e Economia; Daniel de Domênicis, da secretaria da Saúde; Noelen Muriel Doimo Prado Martins, Meio Ambiente; André Luiz Azadinho Campos, Esportes e Lazer; Lucimara Sacienti Lavezo, Educação e Cultura; Francisco Arnaldo da Silva Neto, Obras e Infraestrutura; Caline Assunção Bácaro Cebin, Assistência e Cidadania; Fernando de Almeida Lyra, Associação de Amigos; Adriele Alarcon Sampaio, Sindicato dos Comerciários; Sueli Lizarda de Paixão Martino, Acif; Batista José Feltrin, Sindicato Rural; e João Hashijumie Filho, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agronomos.