A equipe do Cadip - Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias – estará na praça neste sábado, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, para realização do teste rápido de detecção do vírus HIV/Aids, além da Sífilis e Hepatites B e C, que também são transmissíveis sexualmente.
Desde a semana passada o Cadip vem realizando ações de conscientização de estudantes e moradores. Na noite desta quinta-feira, 29, ocorrem encontros à noite na praça central, rodoviária e posto BR, com populações específicas.
O médico Mauricio Favaleça, do Cadip, em entrevista ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora alertou sobre a importância da detecção precoce da doença. “A Aids ainda é uma doença muito presente no nosso dia a dia com novos casos surgindo a todo instante. É bom lembrar que ainda não temos medicamentos de cura da Aids. O que existem são medicamentos para controle da carga viral. Quanto mais cedo detectar o vírus, mais rápido inicia o tratamento com melhor controle da doença”.
Ao reforçar que a maneira mais eficaz de prevenir a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis é a utilização de preservativo nas relações sexuais, o médico enfatizou que a doença ainda cresce entre os jovens, mas aumenta também nas faixas etárias de 50 e 60 anos.
Favaleça lembrou que todas as Unidades Básicas de Saúde estão aptas a realizar o teste rápido para detecção da Aids, Sífilis e Hepatites B e C. O Cadip é referência no atendimento de pessoas com equipe multidisciplinar para acompanhar os pacientes.