Ainda repercute no Brasil a inédita cirurgia realizada em Ribeirão Preto há cerca de 20 dias para separação das gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos. Na equipe médica que realizou o feito histórico estava o médico fernandopolense Ricardo Costa Nuevo.
Na terça-feira, 13, a Câmara de Ribeirão Preto realizou sessão solene para homenagear os 80 profissionais envolvidos na cirurgia. E não faltou emoção. A Casa ficou lotada para aplaudir os 80 profissionais da equipe envolvida no processo de separação das meninas que foram reverenciados pela homenagem de autoria dos vereadores Igor Oliveira, Glaucia Berenice, Mauricio Gasparini, Rodrigo Simões, Bertinho Scandiuzzi, Otoniel Lima e Lincon Fernandes.
No dia da homenagem, Ricardo Costa Nuevo postou nas redes sociais: “Muito feliz em ter feito parte, mesmo que breve, desse momento histórico na Medicina Brasileira”. Ele não conseguiu comparecer à homenagem porque ainda estava no hospital.
Ricardo é filho de Adriane Costa Nuevo e do médico anestesista Ricardo Nuevo e faz residência médica no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (USP) em anestesiologia que deve concluir em março.
Ao CIDADÃO, o médico contou sobre sua participação na equipe do HC para a cirurgia de separação das siamesas. Ele esteve presente na quinta e última etapa desse procedimento inédito, iniciado em fevereiro. “A cirurgia que envolveu a separação total das meninas demorou 20 horas, começou na manhã de sábado e terminou na madrugada de domingo. Fui chamado alguns dias antes do procedimento porque dois anestesiologistas que participaram das etapas anteriores não puderam ir. Fiquei bastante feliz de ter sido lembrado, até porque tem anestesistas excelentes no HC de Ribeirão. De alguma forma acharam que eu podia contribuir. Não podia recusar o convite para participar dessa que foi a primeira cirurgia da América Latina de separação de siameses. Pouquíssimos anestesistas tiveram e vão ter essa oportunidade. Estou muito feliz”, disse ao CIDADÃO.
Ricardo termina em março a residência médica em anestesiologia na USP Ribeirão Preto e já faz planos para atuar na região. “Fui chamado para conversar com o Hospital de Base de Rio Preto. Se der certo, dá também para trabalhar em Fernandópolis”, diz.
INÉDITA
A cirurgia realizada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para separação das irmãs Maria Ysabelle e Maria Ysadora, gêmeas que nasceram unidas pela cabeça no Ceará, foi inédita na América Latina.
O procedimento envolveu uma equipe multidisciplinar com mais de 80 profissionais e durou mais de 20 horas, como relatou o médico fernandopolense Ricardo Costa Nuevo que integrou a equipe na última etapa.
O neurocirurgião pediátrico Ricardo Santos de Oliveira explicou que a quinta e última cirurgia realizada para separar as siamesas foi a mais complexa porque envolveu a separação da parte dos cérebros que estava unida, além da reconstrução da calota craniana e da pele, com tecidos retirados das próprias meninas.
Oliveira contou que a equipe se emocionou ao separar fisicamente as gêmeas – o que ocorreu exatamente às 21h09 de sábado, 27.
As gêmeas devem permanecer no Hospital das Clínicas por mais algumas semanas e iniciar o processo de reabilitação na mesma unidade, para só depois retornar para casa. A família, que é de Patacas, distrito de Aquiraz (CE), está morando temporariamente no campus da USP.
Antes de iniciar a etapa de reabilitação, Ysabelle deve ser submetida a mais uma cirurgia para cobrir uma parte da nuca que ficou sem pele.
EQUIPE
Veja a equipe que realizou esse feito inédito na América Latina
de separação das Gêmeas Siamesas:
NEUROCIRURGIA
Prof. Dr. Hélio Rubens Machado
Prof. Dr. James Goddrich
Dr. Ricardo Santos de Oliveira
Dr. Marcelo Volpon dos Santos
Dr. Guilherme Souza Alcantara
Dr. Lucas Pires Augusto
Dr. Romildo da Costa Pacheco Neto
Dr. Hermes do Prado Junior
Drº. Carlos Eduardo Jucá
CIRURGIA PLÁSTICA
Prof. Dr. Jayme Farina Junior
Prof. Dr. Pedro Coltro
Prof. Dr. Oren Tepper
Dr. Carlos Eduardo Fagotti de Almeida
Dr. Marcelo Felix da Silva
Dr. Julio Cesar Dias de Castro
Dr. Juliano Baron Almeida
Dra. Thaís Santos Oliveira
Dr. Ivan de Rezende Almeida
Dr. Eduardo Jatene
Dr. Caio Freitas Neves
ANESTESISTAS
Prof. Dr. Luis Vicente Garcia
Dra. Poliana V. S. F. Gava
Dra. Ana Maria G. Carretero
Dra. Cristiane S. F. Elias
Dra. Carlene Broderick
Dr. Matheus P. Munhoz Garcia
Dr. Ricardo Costa Nuevo
Dr. Alexandre Pacchioni
Dr. Stéfano Malaguti Ferreira
Dr. Alexandre Pacchioni
EQUIPE DA PEDIATRIA
Profa. Dra Ana Paula Carlotti
Dr. Edward Sugo
Dra. Mariana Santana
Dr. Leandro Takeuchi
Dra. Maristela Bergamo Francisco dos Reis
Dra Carla Andreia Cardoso Caldas
EQUIPE DA RADIOLOGIA
Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos
Prof. Dr. Daniel Giansante Abud
Dr. Gustavo Novelino Simão
Dr. Guilherme Seizem Nakiri
Dr. Lucas Moretti Monsignore
Luciana Mijoler da Cunha
Sonia Aparecida de Paula
A equipe contou ainda com profissionais da enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, técnicos auxiliares de enfermagem, entre outros.