Às vésperas do Dia de Finados, a Prefeitura de Fernandópolis avança nas etapas para retomar túmulos em estado de abandono nos cemitérios da Saudade e da Consolação. O trabalho foi iniciado no Dia de Finados do ano passado, quando avisos de alerta foram colocados sobre túmulos em estado de abandono. Neste ano, a prefeitura baixou edital de chamamento para 518 proprietários/concessionários de áreas para a regularização, prazo que terminou no dia 10 de outubro.
Em nota enviada ao CIDADÃO, a Secretaria de Gestão Pública informa que a “equipe técnica está realizando o levantamento de todos os pedidos de regularização que foram protocolados na secretaria dos cemitérios. Verificado os túmulos não reclamados, estes serão revertidos mediante decreto ao Município o que pode gerar de imediato em torno de 300 vagas”.
De acordo ainda com a secretaria de Gestão, permanece a vedação da comercialização em vida dos túmulos.
“O fato de o munícipe ter procurado a Secretaria e ter efetuado o seu cadastramento, não significa que a titularidade seja imediata, pois as que já apresentaram documentação, serão encaminhadas para a PGM - Procuradoria Geral do Município - para análise. Os demais serão notificados para que dentro de um prazo razoável apresentem a documentação que comprove a titularidade do túmulo”, confirmou a nota.
FINADOS
Com a proximidade do Dia de Finados (2 de novembro), a prefeitura lembra que apenas o serviço de limpeza e lavagem dos túmulos poderá ser feita até a véspera de Finados. Para o dia 2 de novembro, feriado, apenas a colocação de flores, velas e limpeza com pano estão autorizadas.
A equipe da Secretaria Municipal Obras e Serviços da Prefeitura de Fernandópolis realiza a poda de árvores e limpeza dos canteiros. Já a Secretaria Municipal de Trânsito está comprometida com serviços de reforço da pintura da sinalização viária em frente aos cemitérios, para garantir a segurança das pessoas que passarem pelo local.
Na Saúde, a equipe de Controle de Vetores também intensificará os de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunia, através da entrega de folhetos explicativos e distribuição de saquinhos com areia, para que sejam colocados nos vasos, evitando o acúmulo de água nos túmulos.
Os cemitérios da cidade ficam abertos diariamente das 7h às 18h. Mais informações na Secretaria do Cemitério, telefone 3442-2800.