Secretaria de Saúde promove campanha de combate à sífilis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Secretaria de Saúde promove campanha de combate à sífilis

Com a proposta de estimular o debate e a busca de ações conjuntas em busca da eliminação da sífilis, o “Outubro Verde” é uma campanha que chama a atenção para o combate desta doença. Em Fernandópolis estão programados testes rápidos e uma palestra de conscientização.
As ações preventivas serão realizadas em Fernandópolis pela equipe do Cadip - Centro de Atendimento a Doenças Infecto Contagiosas e Parasitárias. Os testes rápidos serão realizados na Universidade Brasil, no dia 26/10, das 8 às 11h; e no dia 29/10, das 13h30 às 16h e das 18h30 às 22h.
Já a palestra “A situação atual da sífilis” será ministrada pelo médico infectologista Maurício Fernando Favaleça, no dia 30 de outubro, das 14 às 16h, na Câmara Municipal de Fernandópolis.
A transmissão da sífilis se dá principalmente por relações sexuais, assim como por transfusão de sangue ou contato direto com sangue contaminado, ou ainda, no caso da sífilis congênita, por via vertical da gestante para o filho. Essa última é uma das formas mais graves, pois pode causar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental.
As ações realizadas pelo Cadip tentam aumentar a conscientização da população para uma doença de fácil identificação e tratamento, mas que continua produzindo muitas vítimas, principalmente entre recém-nascidos.