Mais feminino, mais idoso e mais instruído

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Mais feminino, mais idoso e mais instruído

Os 52.410 eleitores de Fernandópolis, que representam 1,5% do eleitorado brasileiro, v ão às urnas neste domingo, 7 de outubro, para o exercício do direito do voto, em outras palavras, escolher seus representantes. Mas, quem é esse eleitor que vai decidir o cabo de guerra entre esquerda e direita que se transformou a eleição de presidente?

É bom lembrar que, tão importante quanto escolher o presidente será definir deputado federal, senadores (sim, vamos votar em dois este ano), governador e deputado estadual. Faz parte do pacote.
O eleitor fernandopolense segue o perfil nacional: mais feminino, mais idoso e mais instruído. Mais feminino, é uma tendência que vem de longa data. Ocorre que a vantagem das mulheres eleitoras para os homens só aumenta. Este ano, elas representam 52,5% dos eleitores aptos a votar. Eles, 47,3%.
A novidade neste perfil é a escolaridade. Os eleitores estão mais instruídos. Aumentou, por exemplo, o número de eleitores com formação universitária. O salto foi de 72%, ou seja, saiu de 2.661 em 2016 para 6.287 este ano. 
Aumentou também em 28,2% o número de eleitores com ensino médio completo (de 9.948 em 2016 para 12.763 este ano). Houve queda de eleitores com ensino fundamental e médio incompletos e também no número dos que apenas sabem ler e escrever. O número de eleitores analfabetos caiu 10,8% (de 1.240 para 1.106 este ano).
Assim como a população, o eleitorado segue a tendência do envelhecimento.
Atualmente, 24,9% dos eleitores, homens e mulheres, têm 60 anos ou mais. Isso representa um terço do eleitorado. 
É claro que na faixa etária entre 25 anos e 59 anos, que é elástica, esse grupo tem maioria: 63% do eleitorado. A minoria, 12%, aparece na faixa de 16 a 24 anos. 
O voto é obrigatório para que tem entre 18 anos e 70 anos.  Na faixa do voto facultativo, eleitores com 16 e 17 anos, temos 386 eleitores, e acima de 70 são 6.158. Ou seja, em Fernandópolis, 6,5 mil eleitores não são obrigados a votar neste domingo. 

Justiça Eleitoral recomenda “cola” a eleitores

A Justiça Eleitoral recomenda aos eleitores que levem anotados os números dos candidatos para a eleição no dia 7, evitando dúvidas e possíveis atrasos na hora de votar. O eleitor pode recortar a “cola” que CIDADÃO traz nesta edição para anotar os números dos candidatos pela ordem de votação: deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente da República. 
Para registrar cada voto, o eleitor deve, após digitar os números, apertar a tecla verde “confirma”. Em caso de erro, basta apertar a tecla laranja “corrige”, desde que ainda não tenha confirmado o voto. 
O eleitor terá de teclar pelo menos 25 vezes: 19 números e 6 vezes a tecla confirma.