O CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – da Prefeitura de Fernandópolis abre na segunda-feira, 10, a vacinação contra a raiva nos bairros que se estenderá até o final do mês. A campanha foi aberta no domingo no FestCão no Shopping Center, onde 350 animais foram imunizados. Durante a semana equipe da CCZ percorreu a zona rural, vacinando cães e gatos.
De acordo com o veterinário do CCZ, Mileno Tonissi, a vacinação contra a raiva adquire importância maior pelo fato do vírus da raiva estar circulando na região, onde já foram encontrado morcego e um gato com o vírus. “Não podemos deixar de vacinar os animais, sob risco da raiva voltar”, alertou.
Tonissi lembrou ainda que a vacina utilizada na campanha é importada, de excelente qualidade, igual as utilizadas por clinicas e pet shops da cidade.
A vacina é destinada cães e gatos a partir do quarto mês de vida e que não estejam doentes, com parasitas ou em estado de desnutrição. Fêmeas a partir do terço final de gestação não devem ser imunizadas.
Os postos de vacinação vão funcionar das 9 às 16 horas, sem intervalo para o almoço facilitando que as pessoas possam levar os animais nos postos.
LEISHMANIOSE
A leishmaniose continua registrando casos em Fernandópolis. O “Comitê de mobilização para o controle das arboviroses” discutiu o assunto e apresentou uum balanço de casos em Fernandópolis em humanos e cães.
O primeiro caso da doença em humano foi registrada em 2015, depois outros dois em 2017 e já são quatro casos positivos em 2018. Em cães os números são maiores. Em 2018 foram realizados 904 testes rápidos, com 117 resultados positivos, sendo 91 animais eutanasiados. É importante destacar que a doença pode ser evitada com o uso de coleiras específicas nos cães e também com o cuidado adequado dos quintais, mantendo-o livre do mosquito palha transmissor da doença.