A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis realizou nos dias 29 e 30 de agosto uma inspeção em 56 veículos da frota municipal que utilizam o diesel como combustível. Este trabalho é feito semestralmente e tem como objetivo diminuir a emissão de gases poluentes, melhorando a qualidade do ar no município.
Nesta inspeção é verificada a emissão de fumaça preta dos ônibus, caminhões, micro-ônibus e vans. Aqueles que apresentam irregularidades são encaminhados para o serviço de ajuste na oficina do almoxarifado. A avaliação é realizada pelo diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Aparecido Raimundo Custódio.
O diesel é um combustível altamente poluente por emitir carbono negro e aerossóis primários, além de óxido de nitrogênio. De acordo com algumas pesquisas, ele tem o potencial 6,7 vezes maior de formar aerossóis secundários (partículas nocivas à saúde humana) que a gasolina. Por todos estes motivos citados anteriormente, é fundamental a inspeção dos veículos da frota municipal para garantir uma melhor qualidade de ar em Fernandópolis.
NURA
Nos dias 24 e 25 de agosto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participou do evento “Pit Stop” realizado pelo NURA (Núcleo de Reparadores Automotivos). Além de aprender mais com os mecânicos participantes da ação gratuita de inspeção veicular, também foram distribuídas mudas de algumas plantas.