CAPS realiza caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

CAPS realiza caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio

Para conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial - de Fernandópolis vai participar do desfile de Sete de Setembro, realizado a partir das 8h30, na praça Joaquim Antônio Pereira, Centro da cidade. Os profissionais vão aproveitar o evento municipal para divulgar o “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

O “Setembro Amarelo” tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade de suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015, sendo uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O “Setembro Amarelo” busca salvar vidas por meio da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.

De acordo com a coordenadora do CAPS de Fernandópolis, Paula Buzzato Gabriel, o objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O “Setembro Amarelo” é um período de diálogo, que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução. Pessoas com depressão ou diversas outros transtornos mentais não tratados são mais vulneráveis ao suicídio. “Falar sobre o assunto é extremamente importante justamente para que seja possível reduzir o número de pessoas vulneráveis. Para que possamos evitar suicídios, o diálogo é o primeiro passo. Conversar, trazer o assunto à tona e fazer com que essas pessoas saibam que não estão sozinhas e que existem meios de tratar estas doenças”, explicou.

SERVIÇOS DE AJUDA

 O CVV (Centro de Valorização da Vida) é reconhecido como Utilidade Pública Federal desde a década de 70. É uma organização sem fins lucrativos e filantrópica que busca dar apoio emocional e prevenção do suicídio para quem precisa. Desde 2015, é possível entrar em contato com eles pelo telefone, de maneira gratuita. Basta ligar para o número 188 ou 141 (no caso dos estados do Maranhão, Paraná, Pará e Bahia). O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico.

No município de Fernandópolis também é possível buscar auxílio nas unidades básicas de saúde de referência para orientações e no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, localizado na rua Professor Olívio de Araújo, 08, Boa Vista, telefone 3442-3172.