Construção civil impulsiona retomada do emprego na cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Construção civil impulsiona retomada do emprego na cidade

Após dois meses acumulando saldo negativo na geração de emprego com carteira assinada, a construção civil garante saldo positivo na abertura do segundo semestre do ano e contribui para elevar para 500 o saldo de empregos criados este ano. Os dados são do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados -, do Ministério do Emprego e Trabalho, divulgado nesta quarta-feira, 21.

A construção civil, que dá sinais de recuperação, foi o segmento que impulsionou o desempenho de julho no emprego com carteira assinada. O setor contratou 106 trabalhadores e demitiu 51, garantindo saldo positivo de 55 postos de trabalho. Outro segmento com desempenho positivo foi o de Serviços, com 134 contratações e 123 demissões, saldo de 11. 
Na outra ponta, foi a indústria que mais demitiu em julho, fechando o mês com saldo negativo de 48 postos de trabalho, seguido por comércio e agropecuária, que eliminaram mais 11 empregos. 
No balanço de julho, Fernandópolis contratou 486 trabalhadores e demitiu 471, com saldo positivo de 15 empregos. Embora tímido, o resultado é animador, já que a cidade vinha de dois meses seguidos acumulando o fechamento de 152 empregos formais. 
O quadro é bem diferente este ano na abertura do segundo semestre, comparado com igual período do ano passado, quando a cidade perdeu 103 vagas.  
No ano, após sete meses, o saldo sobe para 500 postos de trabalho recuperados (3.733 admissões e 3.233 demissões). Em 12 meses, o desempenho também se mantém positivo, com 285 vagas abertas.