Fernandopolense recebe medalha de ouro da Obmep e dedica à escola e sua professora

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandopolense recebe medalha de ouro da Obmep e dedica à escola e sua professora

Considerada um “bicho de sete cabeças” pela maioria dos estudantes, a matemática não assusta Augusto Eredia Aielo Gazola. Ele conquistou medalha de ouro na 14ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Ensino Fundamental) representando a Armelindo Ferrari, de Fernandópolis.

 A premiação nacional foi entregue em solenidade no Rio de Janeiro, mas teve desfecho regional na quinta-feira, 9, em uma cerimônia no Teatro Municipal Merciol Viscard, com a presença de alunos e representantes das escolas da cidade e região. 
Além de Augusto, outros cinco alunos de Escolas da Diretoria de Ensino – Região de Fernandópolis, também foram premiados na Olímpiada de Matemática e conquistaram medalhas de prata e bronze. Os alunos Helio Augusto Gonçalves Vieira, da EELAS e Arthur Kamal de Andrade Nogueira, do Saturnino Leon Arroyo, conquistaram medalha de prata.
Já Antonio Eduardo da Silva Conceicção, da escola Silvio Miotto (Estrela d’Oeste), Josué Teodoro Moreira, escola Donato Marcelo Balbo (Meridiano) e Ana Clara Fanti Nogueira, Lesbino de Souza Alkimin (Populina), receberam medalhas de bronze. 
Não obstante à entrega das medalhas e menções honrosas aos alunos que se destacaram nesta edição das Olímpiadas, o ponto mais emocionante da noite foi quando Augusto usou a palavra. Demonstrando humildade e reconhecimento, ele dedicou seu desempenho à escola onde estuda e sua professora, Gislaine Crepaldi Siqueira, que também foi homenageada. 
“Foi uma experiência fantástica, mas eu não estaria aqui hoje se não fosse minha escola, a Armelindo Ferrari, e minha professora Gislaine. Essa medalha não é só minha”, disse ele arrancando aplausos do público. 
OBMEP 
A OBMEP - Olímpiada Brasileira de Matemática -  é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Para os alunos medalhistas, a OBMEP oferece a oportunidade de estudar Matemática por um ano em seu Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).