Campanha pretende vacinar 2,7 mil crianças em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Campanha pretende vacinar 2,7 mil crianças em Fernandópolis

Poliomielite e Sarampo são duas doenças que há muitos anos não têm registro de casos em Fernandópolis, mas a cidade estará integrada na campanha de vacinação que começa neste sábado, 4, com o chamado “Dia D”. A meta é imunizar 2.725 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias contra essas duas doenças. As UBSs vão funcionar das 8 às 17 horas. Um segundo “Dia D” está programado para o sábado, 18 de agosto.

De acordo com a enfermeira Marileia Pietrobon Lavezo Bertuci, o mês de agosto será prioritariamente dedicado a vacinação do público alvo, as crianças. Tanto que nos sábados, a vacinação será exclusiva para as crianças. Durante a semana, a vacina estará disponível nos postos também para adultos. Ela explicou que o protocolo do Ministério da Saúde preconiza duas doses da vacina tríplice viral para pessoas com até 29 anos. Acima de 30 e nascidos a partir de 1960, dose única. 
Com casos de sarampo ocorrendo em todo o Brasil, o Ministério da Saúde deu ênfase à campanha de vacinação e cobra maior cobertura. Os índices de cobertura vacinal têm caído em todo o Brasil. Atualmente, a cobertura vacinal de poliomielite em SP é de 70% e, de sarampo, 74,3%, conforme dados preliminares do PNI (Programa Nacional de Imunizações).
O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
A imunização contra o sarampo é feito por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.