Fernandópolis tem 13,9% de eleitores filiados em 31 partidos políticos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis tem 13,9% de eleitores filiados em 31 partidos políticos

O MDB – Movimento Democrático Brasileiro, que reassumiu o nome do tempo em que lutava pela redemocratização no Brasil, continua sendo o partido com maior número de filiados em Fernandópolis, apesar de não ocupar o poder desde os tempos de Newton Camargo, falecido em 2001 no exercício do cargo de prefeito. Sozinho, o partido tem quase metade dos 7.318 eleitores que estão filiados em um dos 31 partidos políticos com representação na cidade

De acordo com dados atualizados pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, - os emedebistas de carteirinha chegam a 2.942 na cidade. Esse número já foi maior, chegou a superar a casa dos cinco mil eleitores protagonizando na década de 80 uma mini eleição municipal na disputa pelo Diretório Municipal que reunia pesos pesados da política local: Ibraim Belúcio, apoiado por Newton Camargo, e Raul Gonçalves.
O MDB mantém hoje 2.942 eleitores filiados, o que representa 40,2% do total de eleitores com vínculos partidários. O presidente da Provisória do partido em Fernandópolis, Ricardo Franco de Almeida, confirma que a maior parte dos filiados são dessa época em que o partido chegou ao poder em Fernandópolis na década de 80. “O MDB foi o partido da redemocratização do país e havia uma participação maior das pessoas na política na época. Grande parte dos que ainda estão filiados ao MDB são dessa época, verdadeiros emedebistas, mas que estão afastados, sem contudo, pedirem desfiliação. E isso muito nos alegra”, comentou.  
Quando comparado aos outros 30 partidos a dianteira é folgada. O segundo colocado na lista (veja quadro) é outro tradicional partido da política, o PTB, que na última eleição lançou candidato a vice-prefeito (Henry Dias) na chapa da ex-prefeita Ana Bim. O partido tem 488 filiados, 6,6% do total. 
Apesar da hegemonia no Estado, de ter sido o partido mais votado em Fernandópolis nas eleições de 2014, incluindo o fato de ter candidato local a deputado estadual, o PSDB aparece apenas em terceiro lugar entre os partidos com maior número de filiados, 468. 
O DEM que tem sido protagonista em Fernandópolis, revezando-se no comando da prefeitura, com Luiz Vilar e agora com André Pessuto, aparece na quarta posição. Aliás o DEM, após a era Luiz Vilar, foi o partido que perdeu maior número de filiados, ou seja, 314 eleitores se desfiliaram, abandonando vínculo partidário ou migrando para outro partido. 
Outro tradicional partido da política local, o PT, que também chegou a ocupar a prefeitura com Adilson Campos no início dos anos 2.000 é o sexto na lista com 381 filiados. O PP, do atual deputado federal Fausto Pinato, é o oitavo na lista, atrás do PDT e PR. O PSD da ex-prefeita Ana Bim é o nono na lista. 
Entre os partidos novatos, o DC – Democracia Cristã – é o que mais arregimentou eleitores na cidade. Já conta com 107 filiados. O partido REDE de Marina Silva não tem nenhum eleitor filiado, segundo o TSE.
Dos 52.410 eleitores de Fernandópolis, 7.318 estão filiados a 31 partidos políticos, o que representa 13,9% do eleitorado.