Brasitânia comemora 72 anos de fundação neste mês de agosto e para celebrar a data, a Prefeitura de Fernandópolis preparou uma programação especial com ato cívico e show na sexta-feira, 3, e apresentação do grupo Rastanejo no sábado, 4.
Na sexta-feira, a programação começa às 16h, com a 3ª MultiExpô, que terá exposição da Casa do Caipira, Mesão das Artes (com artesanato do curso oferecido pela Prefeitura de Fernandópolis); Mesão da Terra (frutos produzidos em Brasitânia); e Mesão do Tempo (fotos que marcaram os 72 anos do Distrito). Mais tarde, às 19h30, será apresentado o espetáculo "Duas Vidas e Dois Contos". A Multi Expô é um Projeto do Programa Escola da Família em parceria com a Prefeitura de Fernandópolis
Ainda na sexta-feira, depois do espetáculo, começa o ato cívico, que terá a participação dos atiradores do Tiro de Guerra e das crianças do projeto “O Sonhadores”. Depois, show com Jorge Pontes e Neguinho do Batuque, com participação do maestro Thito Marques. No sábado, haverá missa sertaneja às 18h e, depois, quermesse com apresentação do grupo Rastanejo.
BRASITÂNIA
Na década de 40 surgiu o povoado, formado por agricultores de café e criadores de gado. Em 1945, João Guerreiro Conde e Joaquim Eleotério, proprietários no espigão do Santa Rita, disputavam o poder econômico da região e, no sentido de sacramentar a posição, lotearam parte de suas terras para edificar ali, o que seria mais tarde, o Distrito de Brasitânia, em 06/08/1946.
A primeira escola (Gesc de Brasitânia) foi criada em 1952, passando a EEPG Maria Conceição Ap. Basso, homenagem à primeira professora a dedicar-se às crianças de Brasitânia.
O distrito teve grande impulso com a criação do Cartório de Registro Civil, em 31/12/58, cuja instalação aconteceu em 26 de maio do ano seguinte. O cartório sanou as dificuldades da população que antes precisavam registrar os filhos ou realizar casamentos somente em Fernandópolis.
A economia básica era algodão, feijão, milho, laranja, melancia, tomate e pecuária. A estrada do Caxi era o corredor que escoava os produtos para Fernandópolis. Hoje, a mesma estrada é paralela a rodovia dr.Percy Waldir Semeghini. Brasitânia continua sendo a maior área agrícola de Fernandópolis, caracterizada por pequenas e médias propriedades. Sua cultura também permanece rica na música sertaneja.