Com o objetivo de garantir segurança alimentar aos consumidores, a Prefeitura de Fernandópolis tem auxiliado na formalização de empresas do município por meio do SIM - Serviço de Inspeção Municipal. Na manhã de quarta-feira, 25, foi entregue o primeiro registro já efetivado, para a empresa Queijaria Artesanal Jeito de Mato.
Com o registro, o responsável técnico da empresa tem a função agora de manter os serviços de acordo com as normas de segurança alimentar destacadas ao longo do processo de certificação. Para garantir a manutenção da qualidade, os profissionais do SIM manterão fiscalização permanente ao local.
Para oferecer o SIM, a equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal faz uma análise criteriosa desde os rótulos até a produção dos alimentos. Com o registro, a empresa fica autorizada a produzir e comercializar em Fernandópolis. A Prefeitura solicitou junto ao Ministério da Agricultura o selo SISBI-SP - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - para que possa autorizar também a venda destes produtos em todo Brasil.
“O SIM serve para evitar que as empresas funcionem na clandestinidade, sem controle e certificação. Nós orientamos e auxiliamos para que tudo seja feita seguindo as normas de controle alimentar. Estamos à disposição para ajuda a todos que fabricam alguns alimentos e desejam comercializar”, disse Camilo Julian Azol Fernandes, médico veterinário do SIM.
Pessoas interessadas em receber mais informações e sair da informalidade podem procurar o SIM na avenida Brasília, 756, segundo andar, Vila Regina.