A Prefeitura de Rio Preto anunciou nesta quarta-feira, 25, que as inscrições de concurso público para o preenchimento 525 vagas na Secretaria de Educação serão abertas no próximo dia 2. O certame será realizado pela Vunesp e as inscrições devem ser feitas pelo site da banca organizadora.
O cronograma foi anunciado pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) em evento no gabinete. Ao lado dele, estavam a secretária de Educação, Sueli Costa, e o secretário de Administração, Luís Roberto Thiesi, além de outros integrantes do governo, vereadores e representantes do sindicato dos servidores do município. A criação dos cargos foi aprovada pela Câmara em sessão extraordinária realizada no início deste mês.
Segundo a Prefeitura, este é o maior concurso do município na pasta de Educação. Edinho assinou contrato com a Vunesp - contratada com dispensa de licitação - autorizando a publicação do edital do concurso. Segundo o prefeito, a intenção é começar a chamar os aprovados antes do início do ano letivo de 2019. Conforme o cronograma divulgado nesta quarta, o concurso será homologado no dia 2 de janeiro. O prazo para as convocações é de um ano e pode ser prorrogado por igual período.
A Prefeitura pretende fazer as convocações, sobretudo dos professores, para reduzir a quantidade de professores temporários na rede, alvo de investigação no Ministério Público do Trabalho.
A maioria das vagas será para cargo de professor: 495 do total. Destas, 25 serão reservadas para pessoas com deficiência. Ainda há 24 vagas de coordenador pedagógico, três de diretores e mais três de supervisor de ensino.
As inscrições custam R$ 64,50 para vagas de professor (PEB1) e R$ 75 para os demais cargos. As inscrições devem ser feitas entre 2 de agosto, a partir das 10h, até as 23h59 do dia 30 de agosto, apenas no site da Fundação Vunesp.
MAIS VAGAS
Segundo o secretário de Administração, outros concursos serão disparados pelo município neste ano. Já estão confirmados concurso para cargo de agente administrativo e engenheiro civil. A quantidade de vagas ainda não foi definida. A Secretaria de Saúde também tem demanda para concurso que segue em análise. "Depende da disponibilidade de orçamento. Para agente administrativo é preciso repor porque é uma função com muita rotatividade", afirmou Thiesi.