25 de julho é Dia do Motorista. Em Fernandópolis, o perfil de infrações cometidas pelos motoristas de Fernandópolis foi alterado com a suspensão do estacionamento rotativo a partir de setembro do ano passado com a promessa de implantar um sistema mais moderno. O número de multas por estacionamento em desacordo com a sinalização e que incluía motoristas que não pagavam a tarifa pelo estacionamento na área central despencou. Essa era a segunda causa de infrações no trânsito, perdendo apenas para as multas aplicadas aos motoristas flagrados manuseando o celular enquanto dirigiam.
Números divulgados pela Semutran - Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Posturas Urbanas, mostram que estacionamento em desacordo com a sinalização é agora apenas a sexta infração mais cometida no trânsito. Fica atrás das infrações por manuseio de celular, uso de fone de ouvido, estacionamento em passeios, faixas de pedestres, canteiros centrais, avançar sinal vermelho entre outras (veja quadro comparativo).
Estacionar em desacordo com a sinalização gerou de janeiro a junho de 2017 um total de 380 multas. Este ano, no mesmo período foram lavradas 70 multas, queda de 81,5%. Em contrapartida, as multas por estacionar irregularmente em passeios, faixas de pedestres, canteiros centrais, subiu 334%. Grande parte dessas multas lavradas para motoristas que insistem estacionar os carros sobre a calçada, principalmente em frente a agência da Caixa Federal (foto).
Na semana em que se comemora o Dia do Motoristas, o manuseio do celular enquanto dirige ainda continua sendo a principal infração. E neste primeiro semestre, as multas saltaram de 242 em 2017 para 415 este ano, aumento de 71%.
Na lista das10 infrações mais cometidas pelos motoristas de Fernandópolis, a maioria delas apresentou queda. No balanço final do semestre, 1.711 motoristas foram multados de janeiro a junho deste ano, contra 1.989 no mesmo período do ano passado, queda de 13% no volume de multas. O relatório da Semutran aponta que no primeiro semestre foram cometidas 51 tipos de infrações catalogadas pelo Código de Trânsito Brasileiro.