Fernandópolis fechou o primeiro semestre do ano com desempenho positivo na geração de emprego com carteira assinada, apesar dos altos e baixos da economia.
O emprego formal em Fernandópolis, de acordo com dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados -, do Ministério do Emprego e Trabalho, de janeiro a junho deste ano, apresentou saldo 463 empregos. Foram 3.216 contratações e 2.753 demissões. O número do semestre é melhor do que a igual período do ano passado, que registrou saldo positivo de 307 empregos.
O saldo do semestre foi positivo garantido pelas contratações em março e abril. No fechamento do semestre, junho apresentou saldo negativo com fechamento de 101 postos de trabalho. Foi o segundo mês seguido de desempenho negativo, já que maio havia apresentado o corte de 51 empregos.
No mês de junho, a indústria de transformação foi a que mais demitiu. Foram 135 demissões contra 57 contratações com saldo negativo de 78 empregos. Comércio e agropecuária também fecharam junho com mais demissões do que contratações. A construção civil e Serviços foram os segmentos que fecharam com saldo positivo, mas com pífios 14 empregos.
No período de 12 meses, Fernandópolis acumula um saldo positivo de 147vagas.
Em 34 municípios da região Noroeste paulista, o resultado no semestre também é positivo, com um saldo de 3.829 vagas. Entre as principais cidades, Rio Preto (1.751), Catanduva (284), Jales (400), Votuporanga (57), também fecharam o semestre no azul.