Apesar dos altos e baixos, o emprego na indústria da região encerrou o primeiro semestre de 2018 com desempenho positivo. De acordo com a pesquisa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), de janeiro a junho deste ano, o nível de emprego ficou em 2,37%, o que representa a criação de 2 mil postos de trabalho em 102 municípios incluindo Fernandópolis.
O balanço do semestre conseguiu escapar do resultado negativo de junho, quando o índice ficou em -0,99%, o que significou uma queda de 850 postos de trabalho. No mês passado, o nível de emprego na região foi influenciado pelas variações negativas dos setores de produtos alimentícios (-2,74%); veículos automotores e autopeças (-5,18%); móveis (-0,93%) e petróleo e biocombustíveis (-2,43%).
Na comparação entre os meses de junho deste ano e junho de 2017, o resultado atual é um pouco melhor, já que naquela ocasião o índice ficou negativo em 1,17%. No acumulado de 12 meses, a queda foi de 0,37%, o que representou a perda de 300 vagas.
Nos primeiros seis meses deste ano, houve quatro resultados positivos e apenas dois negativos, com destaque para o de junho, que foi o pior do ano. (Com informações do Diário da Região)