História de Laura comove o Brasil e Eliana a ajuda a realizar seus sonhos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

História de Laura comove o Brasil e Eliana a ajuda a realizar seus sonhos

A pequena Laura Morgon, de apenas 9 anos, que já havia comovido Fernandópolis, emocionou também o Brasil. Depois de uma reportagem especial feita por CIDADÃO em agosto do ano passado, a história de superação da garota percorreu os quatro cantos do país e no último domingo, 17, foi parar no programa da Eliana, no SBT, com um desdobramento ainda mais emocionante. 

Para recordar, aos seis anos de idade Laurinha começou a sentir dores na perna esquerda. Após idas e vindas ao médico seu pai, Paulo Cesar Morgon e a mãe Simone Salustiano Pereira Morgon receberam a pior notícia de suas vidas, até ali: sua filha estava com um tumor no osso. 
“O Dr. Hélio (Franciscon) olhou nos meus olhos e disse para eu levar minha filha, o mais rápido possível, para Barretos (Hospital do Amor). Pronto, nosso mundo desabou”, contou o pai ao CIDADÃO. 
A partir de então a família travou uma dura batalha contra a doença. Para poderem acompanhar melhor o tratamento da filha, Simone e Paulo decidiram se mudar para Barretos. Ela, professora e ele servidor público estadual, pediram afastamento de seus empregos para dedicarem-se apenas aos cuidados de Laura. 
Porém, mesmo todo esse o cuidado e a rapidez na descoberta e tratamento, infelizmente, não foram suficientes para evitar outra notícia terrível para a vida dessa família.  O tumor acabou atingindo a fase do crescimento e, mesmo com ela reagindo bem ao tratamento e o tumor eliminado logo nas primeiras sessões de quimioterapia, a única alternativa seria a amputação. 
O DIA DA AMPUTAÇÃO 
O dia da cirurgia de amputação foi o mais dolorido. Por mais que eles já estivessem conscientes da necessidade, veio o desespero. 
“Foi duro (emoção)... Ela foi andando para a cirurgia e a única coisa que passava pela minha cabeça era ‘nossa, minha filha vai andando para arrancar a perna (emoção)... é muito difícil para a cabeça da gente”, lembra Paulo. 
Diante de toda essa dor e angústia dos pais, Laura se mostrou forte e passou força para eles. “Quando cheguei na sala que o médico foi marcar a perninha dela ela olhou pra mim com os olhinhos cheios d’água e disse: ‘calma mamãe, eu cheguei a tempo. É só minha perninha, eu vou viver’ (emoção)... Não preciso nem falar minha reação”, completou Simone. 
Quando Laura disse que “chegou a tempo” ele se referia ao que ouvia nos corredores do hospital. O “chegar a tempo” quando se fala de câncer quer dizer que ele foi descoberto precocemente e que a chance de cura é grande. 
Depois que o efeito da anestesia passou, novo exemplo. “Ela acordou, olhou para baixo, levantou o lençol, abriu um sorriso e disse: ‘estou curada mamãe’, contou Simone. 
PÓS AMPUTAÇÃO
Depois da operação, Laura ainda teve que passar por dois ciclos de quimioterapia até receber alta médica. De volta a Fernandópolis, sua força de vontade e alegria de viver fizeram com que ela viva uma vida praticamente normal, dentro de suas limitações, é claro. 
“Quando ela foi para o tratamento a professora dela, a Tânia, fez questão de ir acompanhando todos os passos e ela mesma ia informando os coleguinhas dela de tudo que estava acontecendo. Então, quando ela voltou para escola a recepção foi fantástica e isso a deixou muito à vontade. Ela nunca teve vergonha”, disse Simone. 
GANHANDO O BRASIL 
E foi por não ter vergonha e esbanjar tamanha alegria que Laurinha conquistou o Brasil. Após a reportagem de CIDADÃO, a história da guerreira fernandopolense também ganhou as páginas da Folha de São Paulo, Estadão, Veja e outros periódicos de circulação nacional, além de reportagens na Record, TV Tem (Globo) e agora, por último, no Programa da Eliana, no SBT.  
E foi na emissora de Silvio Santos que Laura teve a maior parte de seus sonhos realizados. O primeiro deles era conhecer a cantora Claudia Leite, autora de boa parte dos singles que a pequena ama dançar. A artista fez questão de estar no palco ao lado da pequenina durante todo o programa. 
“Deus não dá desafios para quem não é precioso. É muito incrível poder ver como Ele age, como Ele usa as pessoas e as pessoas certas, pois essa menina é muito grande, é enorme e Ele vai continuar fazendo coisas lindas através da vida dela. Deus é tão grande nela que esse câncer se tornou muito pequeno”, disse a cantora com os olhos cheios d’água. 
A lição de vida que Laura deu para todo o Brasil foi recompensada com presentes. A Ipo Brasil – Instituto de Prótese e Órtese – deu para Laura uma prótese avançada em fibra de carbono e prometeu acompanhá-la até os 18 anos. Já o Instituto Embeleze a presenteou com uma poupança de R$ 15 mil. Por fim, ela ainda ganhou uma viagem para as Salinas de Maragogi, para realizar um sonho de bem antes do tratamento de conhecer o mar. 
“Se para vocês está sendo um presente isso aqui, pode ter certeza que para nós o presente foi muito maior em poder contar a história dessa guerreira linda, carismática e o mais importante, forte. Este é um grande exemplo para todos nós. Muito obrigado de coração”, concluiu a apresentadora.