Fernandópolis está entre 78 cidades do Brasil no ranking do saneamento

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis está entre 78 cidades do Brasil no ranking do saneamento

Saiu o Ranking ABES da Universalização do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental que analisou 1.894 cidades, 88% municípios com até 100 mil habitantes. Fernandópolis ocupa a 18º posição no ranking atrás de três cidades da região: Santa Fé e Uchoa (primeiras colocadas) e Votuporanga.

O estudo permite saber a porcentagem da população que conta com abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos.
Nesses quesitos, Santa Fé e Uchoa levaram nota máxima. As cidades ficaram no topo da primeira classificação, “Rumo à universalização”, ao lado de outros 78 municípios brasileiros das regiões Sudeste e Sul, que obtiveram nota acima de 489 pontos. Fernandópolis está nesse grupo em 18º lugar e obteve nota máxima (100) nos quesitos abastecimento de água (junto com outros 59 municípios brasileiros), tratamento de esgoto (211 cidades) e destinação adequada de resíduos sólidos (ao lado de 276 cidades que também alcançaram os 100 pontos). 
A cidade perdeu pontos na coleta de esgoto ficou com a nota de 99,35 pontos, porque tem pontos como, por exemplo, a Vila Ferroviária, onde não há coleta de esgoto. O pior desempenho da cidade foi na coleta de lixo (resíduos sólidos). A nota foi de 96,94 (veja quadro).