Termina amanhã, 31, o prazo para vacinação do gado contra a febre aftosa. Dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mostram que praticamente a véspera do encerramento da primeira etapa da campanha paulista de vacinação contra a febre aftosa 62,23% do rebanho total, estimado em 10,7 milhões de cabeças, já está vacinado.
O criador tem até amanhã o dia 31 de maio para vacinar os animais e até o dia 7 de junho para comprovar a vacinação pelo sistema informatizado Gedave, vinculado à Coordenadoria.
A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. Deixar de vacinar ou comprovar a vacinação dentro do prazo sujeita o criador a multas de 5 Ufesps (128,50 reais) por cabeça por deixar de vacinar, e 3 Ufesps (77,10 reais) por cabeça por deixar de comunicar. O valor de cada Ufesp - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é 25,70 reais.
De acordo com a CDA, na região de Fernandópolis o índice de vacinação é de pouco mais da metade do rebanho. Números parciais divulgados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária apontam que até o dia 27, o índice de vacinação comunicada chegava a 61,2%.