Quarenta e dois presos beneficiados pela saidinha temporária de Páscoa não retornaram ao CPP - Centro de Progressão Penitenciária - de Rio Preto. Os dados são da Vara de Execuções Criminais.
Ao todo, 1.541 detentos foram beneficiados pela saidinha - eles saíram no dia 15 e deveriam retornar no dia 21 de março. Os dados só foram divulgados nesta terça-feira, dia 27, depois da direção da unidade prisional aguardar eventual retorno de presos que estavam sem dinheiro para voltar para Rio Preto e se apresentaram nas cadeias mais próximas de suas cidades de origem.
Os 42 detentos passam a ser considerados foragidos e, quando forem capturados, irão cumprir a pena no regime fechado, perdendo o direito de entrar na lista das próximas quatro saídas provisórias previstas para acontecer ainda em 2018.
Os cerca de 1,5 mil presos foram liberados sem a tornozeleira eletrônica, que indica a localização via GPS. Com isso, a fuga fica facilitada já que é fornecido apenas os endereços de cada detento a policiais militares.
Na saidinha temporária anterior, concedida de 22 a 28 de dezembro do ano passado, 38 detentos aproveitaram a oportunidade para fugir. Somando as duas datas, são 80 detentos foragidos nos últimos quatro meses.