Maria Isabel Borges de Ouroeste e Odair de Meridiano madrugaram nesta terça-feira, 27, para fazer o cadastramento biométrico. Os dois chegaram praticamente juntos, às 4h40, ao Cartório da 302ª Zona Eleitoral em Fernandópolis. Enfrentaram chuva e longa espera, já que o Cartório inicia atendimento às 9 horas, para o cadastramento biométrico. Quando o Cartório abriu, a fila dobrava quarteirão.
Tudo isso, porque deixaram a revisão para a última hora. Hoje é o último dia do prazo da Justiça Eleitoral para que os eleitores das cidades da Comarca realizem o cadastramento biométrico obrigatório.
A medida atinge eleitores de Ouroeste, Indiaporã, Guarani d´Oeste, Macedônia, Meridiano e Pedranópolis. A revisão obrigatória iniciada no ano passado havia atingido média de 70% do eleitorado da maioria das cidades até o final de semana.
O Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca Eder de Souza Borges, explica que quem não realizar a biometria até esta terça-feira, terá o título cancelado e isso implica em consequências para o eleitor, por exemplo, o cancelamento do CPF e cancelamento de benefícios assistenciais.
Nos últimos meses, 84 municípios paulistas passaram pelo processo de revisão do eleitorado. Cerca de dois milhões e meio de pessoas foram convocadas para o cadastramento das impressões digitais.
Para os eleitores de Fernandópolis, a revisão biométrica é facultativa. Será obrigatória para as eleições de 2020. O eleitor, contudo, pode agendar o cadastramento pelo site do TER e realizar o procedimento sem espera.