Emprego nos Correios e casa do CDHU são utilizados por golpistas na cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Emprego nos Correios e casa do CDHU são utilizados por golpistas na cidade
Os golpes espalhados por meio do WhatsApp continuam a fazer vítimas em Fernandópolis. Dessa vez, os criminosos usam um suposto processo seletivo dos Correios e inscrições para as casas do CDHU como isca. 
Em relação aos Correios, as supostas vagas de emprego seriam para candidatos sem experiência, que receberiam salários atrativos de R$ 1.876 a R$ 4.903. Mais de 650 mil pessoas acessaram o link em apenas 48 horas, de acordo com um levantamento feito pela empresa de segurança eletrônica PSafe. Essas armadilhas levam as vítimas a acessarem sites maliciosos e informarem dados pessoais. Além disso, podem instalar no smartphone programas desconhecidos que oferecem diversos tipos de riscos à segurança.
Ao clicar no link compartilhado no WhatsApp, o usuário é induzido a preencher informações pessoais — como nome, e-mail, cidade em que reside, se é maior de 18 anos, a vaga para a qual gostaria de se candidatar e a disponibilidade de horário — para poder se cadastrar nos supostos postos de emprego. Depois, uma nova página informa que é necessário o compartilhamento com 10 amigos ou 10 grupos no WhatsApp para efetivar sua inscrição.
Procurado, os Correios esclareceram que não promovem anúncios sobre contratação. Os concursos públicos para preenchimento de vagas, quando abertos, têm suas informações disponibilizadas no Diário Oficial da União e na página oficial dos Correios.
CDHU 
Já em relação ao CDHU, o golpe é bem menos elaborado. Cheia de erros de português e informações ilógicas, a mensagem estimula a vítima a entrar em contato com um número telefônico para garantir um imóvel do programa habitacional do governo do estado. 
Só que no próprio texto o golpista se contradiz, misturando CDHU com o programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. 
“Quem tiver interesse em fazer sua inscrição para as casinhas do CDHU, foi liberada pelo governo 60 moradias pelo financiamento federal, inscrições para o sorteio limitadissimas, para maiores informações, entrar em contato via WathsApp (17)8043”, diz. 
Mesmo com o erro grotesco, dezenas de pessoas fizeram contato com o número indicado, se expondo a uma fraude. 
Não há inscrições abertas para a CDHU em Fernandópolis. As 219 moradias destinadas para cidade ainda estão em fase de licitação e só após isso será iniciado o processo de seleção dos beneficiários, que é feito por meio de sorteio.