O Projeto “Entre Rios”, uma parceria entre a Prefeitura de Fernandópolis - por meio da Secretaria de Cultura, e IE Madeira, realizou a primeira reunião de 2018 para o reinício do curso e o planejamento das atividades de exposição.
Segundo a coordenadora do núcleo de bordadeiras de Fernandópolis, Natalha Porto, as atividades de exposição dos produtos continuarão normalmente aos segundos sábados de cada mês na Praça ‘Joaquim Antônio Pereira’ (praça central).
“Contamos com a colaboração e o apoio da Secretaria de Cultura de Fernandópolis, que nos ajuda a expandir e difundir o trabalho das bordadeiras. Para esse ano, além das exposições na praça central, buscaremos o apoio dos clubes de serviço e lojas maçônicas”, pontua Natalha.
Ao empresariado local, Porto cita a oportunidade das empresas locais em incentivarem financeiramente o projeto “Entre Rios” por meio de doações culturais garantidas com as destinações do imposto de renda, atualmente em vigor na cidade.
De acordo com a Secretária de Cultura, Iraci Pinotti, o projeto é uma iniciativa para apoiar empresárias informais, difundindo a cultura local. “Trabalhamos para criar condições necessárias a fim de que nossos artesãos possam gerar renda com seu trabalho e a população seja beneficiada com suas artes”, comenta.
PROJETO “ENTRE RIOS”
O projeto é uma compensação socioambiental da empresa Interligação Elétrica do Madeira (IE Madeira), que liga o estado de Rondônia ao Estado de São Paulo, mais conhecido como Linhão do Madeira. A empresa vem desenvolvendo o projeto em dez cidades brasileiras, incluindo Fernandópolis. Além de capacitar a comunidade fernandopolense para o mercado de trabalho. O projeto tem a intenção de gerar renda para esta população, respeitando os ícones, a história e as peculiaridades de cada região, por isso dos destaques nos pontos levam as principais características da flora regional.