Festa de São Sebastião, neste ano, será no Centro Pastoral da Aparecida

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Festa de São Sebastião, neste ano, será no Centro Pastoral da Aparecida
A 53ª edição da Festa de São Sebastião de Fernandópolis vai ser concentrada no Centro Pastoral da Aparecida. O anuncio foi feito esta semana pelo coordenador do evento, Carlos Perucchi. Em outros anos, a festa, com almoço e leilão, se concentrava na Expo.
“Temos uma ótima estrutura no Centro Pastoral, com cozinha, salão climatizado com capacidade para atender mais de 1,2 mil pessoas no almoço e a nossa expectativa é reunir cerca de 4 mil pessoas com todo o conforto. Após o almoço ocorrerá o leilão com cerca de 150 animais e prenda no mesmo local. Vamos montar tendas do lado de fora e tudo vai funcionar para garantir mais um evento de sucesso”, explicou Perucchi.
Por conta da decisão de concentrar o evento no Centro Pastoral da Aparecida, a programação religiosa da festa de São Sebastião, vai sofrer uma pequena alteração na questão de horários. “Após a missa do padroeiro na Matriz, teremos a cavalgada saindo da Praça da Aparecida, seguindo em direção ao Recanto do Tamburi, ao lado do Parque Residencial São Vicente de Paulo, onde ocorrerá a benção dos animais, entrega do sal bento e dispersão. No local será servido lanche aos participantes”, explicou Perucchi.
O tesoureiro José Henrique Lucas está otimista com o sucesso do evento. “A Paróquia Santa Rita é uma das maiores da Diocese e é uma empresa de porte médio, com folha de pagamentos e despesas. Esse evento é uma forma de levantar os recursos para cobrir essas despesas e dar suporte também para as pastorais sociais. A festa de São Sebastião é um grande evento. Quem chega à cidade pensa que é aniversário da cidade pela dimensão que ela ganhou”, diz entusiasmado. 
Para realizar a festa, a comunidade católica se une. Membro do conselho da Paróquia Santa Rita, Emilio Mininel Neto diz que são centenas de voluntários que doam seus esforços. “Eles estão divididos em várias equipes, do leilão, do almoço, da cavalgada, enfim, formam uma corrente de fé”, diz.
O coordenador Carlos Perucchi diz que a tradição da festa supera a crise econômica. “Temos uma comunidade muito caridosa e todos participam”, afirmou. 
A celebração religiosa de São Sebastião, a missa e a procissão, representam o momento que o homem do campo pede benção para o trabalho, uma colheita farta e saúde dos animais e agradece o ano que passou. 
ALMOÇO
Após a procissão de cavaleiros, acontece o almoço no Centro Pastoral da Aparecida com ingresso a R$ 20, preço mantido nos últimos anos. O cardápio é variado. Para alimenta cerca de 4 mil pessoas com fartura, estão previstos 900 quilos de carne e 800 quilos de toucinho para torresmo.