O CMDCA - Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - de Fernandópolis repassou esta semana para 14 entidades recursos no montante de R$ 590 mil recebidos através da campanha “Seja Amigo da Criança” doados pelos fernandopolenses através do Imposto de Renda.
A cerimônia para destinação dos recursos ocorreu na quinta-feira, no gabinete do prefeito André Pessuto com a entrega dos recursos. O vice-prefeito e secretário de Assistência Social e Cidadania, Gustavo Pinato e o presidente da Câmara, Étore Baroni participaram do ato.
No total, 12 entidades não governamentais, sem fins lucrativos, com 14 projetos, foram beneficiadas com a Campanha ‘Seja Amigo da Criança’ e receberam recursos de R$ 590.250,00. As entidades Associação Maria João de Deus e Apae tiveram dois projetos cada aprovados. As demais entidades, um.
Por meio desta campanha, é possível destinar uma porcentagem do imposto de renda para ajudar crianças e adolescentes de Fernandópolis, o valor será abatido na declaração. Esta é uma forma do contribuinte fazer com que parte do imposto que ele paga fique na sua própria cidade.
Para receber o repasse do dinheiro arrecadado, as entidades precisam estar cadastradas no Conselho. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre Poder Público e entidades e beneficia diretamente os cidadãos atendidos por essas instituições.
DOAÇÕES - As doações podem ser feitas por pessoas jurídicas (1% do valor do IR a pagar – Empresas Lucro Real) e físicas (6% do valor a pagar – declarantes optantes). As doações podem ser deduzidas na declaração do Imposto de Renda. A campanha é organizada pela Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e CMDCA.