Mais uma onda de boatos na internet causou alvoroço na população. Mensagem falsa (fake news) disseminada pelo WatsApp provocou corrida aos cartórios eleitorais, levando o Tribunal Regional Eleitoral a emitir nota de esclarecimento.
A notícia falsa dava conta que os eleitores tinham até 7 de dezembro para realizar o cadastramento biométrico sob pena de ter o título cancelado e multa de R$ 150.
O TRE precisou emitir nota de esclarecimento: “Em razão de informações que circulam em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, a Justiça Eleitoral esclarece que é falsa a notícia de que os eleitores que não comparecerem ao cadastramento biométrico até 7 de dezembro serão multados em 150 reais. Em São Paulo, 85 cidades passam pelo cadastramento biométrico obrigatório e o eleitor que não comparecer nos prazos estabelecidos terá o seu título cancelado. Com o título cancelado, o eleitor não poderá tirar passaporte, tomar posse em cargo público, matricular-se em estabelecimento oficial de ensino e obter empréstimo em bancos públicos, entre outros impedimentos”.
Apesar do desmentindo, até quinta-feira havia muito eleitor procurando os cartórios eleitorais da cidade e comarca para realizar o cadastramento biométrico.
No Cartório da 150ª Zona Eleitoral de Fernandópolis, o movimento surpreendeu. De uma média de 60 a 70 eleitores por dia, os servidores do Cartório viram o movimento saltar para mais de 300. “Atendemos cerca de mil eleitores”, confirmou o Chefe do Cartório, Alexandre Martins Ribeiro.
De acordo com o Ribeiro, os Cartórios Eleitorais farão plantão em dezembro para atender eleitores para o cadastramento biométrico. “Nos sábados, 2, 9 e 16, vamos abrir das 9 às 18 horas para esse atendimento, inclusive no dia 8, que é ponto facultativo no Poder Judiciário”, adianta.
No Cartório da 302ª Zona Eleitoral, que atende os municípios da comarca não foi diferente. A média de atendimento mais que dobrou, de 60 por dia para 134 na quarta-feira.
No caso da comarca, o cadastramento biométrico é obrigatório. Os eleitores de Meridiano, Macedônia, Pedranópolis, Indiaporã, Ouroeste e Guarani d´Oeste tem prazo até dia 28 de março para o cadastramento. Até agora, de acordo com o site do TSE, ainda falta cadastrar a maioria dos eleitores inscritos nestas cidades (veja quadro).
Nos demais municípios onde a biometria já foi adotada, o cadastramento ainda não é obrigatório, como Fernandópolis, não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores, contudo, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem e façam sua biometria para evitar filas no futuro.