Boato nas redes sociais provoca corrida aos cartórios eleitorais da cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Boato nas redes sociais provoca corrida aos cartórios eleitorais da cidade

Mais uma onda de boatos na internet causou alvoroço na população. Mensagem falsa (fake news) disseminada pelo WatsApp  provocou corrida aos cartórios eleitorais, levando o Tribunal Regional Eleitoral a emitir nota de esclarecimento.

A notícia falsa dava conta que os eleitores tinham até 7 de dezembro para realizar o cadastramento biométrico sob pena de ter o título cancelado e multa de R$ 150.
O TRE precisou emitir nota de esclarecimento: “Em razão de informações que circulam em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, a Justiça Eleitoral esclarece que é falsa a notícia de que os eleitores que não comparecerem ao cadastramento biométrico até 7 de dezembro serão multados em 150 reais. Em São Paulo, 85 cidades passam pelo cadastramento biométrico obrigatório e o eleitor que não comparecer nos prazos estabelecidos terá o seu título cancelado. Com o título cancelado, o eleitor não poderá tirar passaporte, tomar posse em cargo público, matricular-se em estabelecimento oficial de ensino e obter empréstimo em bancos públicos, entre outros impedimentos”.
Apesar do desmentindo, até quinta-feira havia muito eleitor procurando os cartórios eleitorais da cidade e comarca para realizar o cadastramento biométrico.
No Cartório da 150ª Zona Eleitoral de Fernandópolis, o movimento surpreendeu. De uma média de 60 a 70 eleitores por dia, os servidores do Cartório viram o movimento saltar para mais de 300. “Atendemos cerca de mil eleitores”, confirmou o Chefe do Cartório, Alexandre Martins Ribeiro.
De acordo com o Ribeiro, os Cartórios Eleitorais farão plantão em dezembro para atender eleitores para o cadastramento biométrico. “Nos sábados, 2, 9 e 16, vamos abrir das 9 às 18 horas para esse atendimento, inclusive no dia 8, que é ponto facultativo no Poder Judiciário”, adianta. 
No Cartório da 302ª Zona Eleitoral, que atende os municípios da comarca não foi diferente. A média de atendimento mais que dobrou, de 60 por dia para 134 na quarta-feira. 
No caso da comarca, o cadastramento biométrico é obrigatório. Os eleitores de Meridiano, Macedônia, Pedranópolis, Indiaporã, Ouroeste e Guarani d´Oeste tem prazo até dia 28 de março para o cadastramento. Até agora, de acordo com o site do TSE, ainda falta cadastrar a maioria dos eleitores inscritos nestas cidades (veja quadro). 
Nos demais municípios onde a biometria já foi adotada, o cadastramento ainda não é obrigatório, como Fernandópolis, não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores, contudo, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem e façam sua biometria para evitar filas no futuro.