CNT aprova Euclides da Cunha e reprova a Percy Semeghini

20 de Agosto de 2025

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CNT aprova Euclides da Cunha e reprova a Percy Semeghini

A Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) está entre as melhores estradas do País  na avaliação da CNT - Confederação Nacional  de Transportes. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira, 26. No trecho de 187 km, que vai de Mirassol a Rubinéia, a estrada recebeu avaliação “ótima” em todos os quesitos avaliados. 
O mesmo não se pode dizer da Rodovia Percy Waldir Semeghini (SP 543) que liga Fernandópolis ao Estado de Minas Gerais e que foi classificada apenas de “regular”, mas recebeu avaliação “ruim” em dois quesitos. De “bom” na estrada, segundo a CNT, apenas a sinalização. 
Na pesquisa que realiza em todo o Brasil, a Confederação Nacional dos Transportes avalia vários quesitos na estrada: pavimento, sinalização, geometria e estado geral da estrada. A análise é feita por 23 equipes  de pesquisadores  que percorrem as rodovias e com base nas avaliações é montado o ranking das melhores e piores estradas brasileiras. 
De acordo com a CNT, a rodovia Euclides da Cunha foi pesquisada no trecho integral de 187 km e recebeu avaliação “ótima” em todos os quesitos. Essa é a mesma avaliação atribuída às melhores estradas do Brasil.
Outra rodovia da região avaliada, a Percy Waldir Semeghini (SP 543) teve desempenho regular. A estrada de pista simples é a principal ligação de Fernandópolis com o Estado de Minas Gerais e acesso a Usina de Água Vermelha e municípios como Guarani d´Oeste, Ouroeste, Indiaporã e Iturama (MG). 
De acordo com a CNT, a estrada foi pesquisada em um trecho de 8 km, suficiente para receber avaliação “regular” no estado geral da pista, “ruim” em dois quesitos: no pavimento e na geometria da pista. O único “bom” foi no quesito sinalização.
Aberta na década de 70 para a construção da Usina de Água Vermelha, a rodovia SP-543 se tornou importante corredor de ligação entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, é o acesso principal para as cidades de Brasitânia, Guarani d´Oeste, Ouroeste e Indiaporã, região com grande quantidade de ranchos de lazer. A rodovia também é o caminho de milhares de estudantes da região e do estado de Minas Gerais, que vêm estudar nas faculdades de Fernandópolis, além de corredor de escoamento de açúcar da Usina Coruripe, na região de Iturama e Limeira d´Oeste (MG).
Quem passa pela estrada diariamente concorda com a avaliação. O radialista Natanael Coelho percorre o trecho Fernandópolis- Ouroeste com frequência e diz que o tráfego tem aumentado cada vez mais, principalmente de caminhões e ônibus, o que aumenta risco de acidentes. É uma das rodovias da região com maior índice de acidentes com mortes. 
O DER – Departamento de Estradas de Rodagem andou recapeando trechos da rodovia que estavam mais deteriorados, o que melhorou as condições do pavimento, mas não atendeu a reivindicação dos motoristas que cobram o recapeamento total da pista, melhorias no acostamento e implantação da terceira faixa. “É uma rodovia, que pelo volume de tráfego já merece maior atenção do governo”, diz o radialista.