O prefeito André Pessuto assinou o decreto que cria o programa “Prefeito e Agentes Mirins”, realizado por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Educação e Comunicação. A escolha do prefeito, vice, vereadores e secretários será através de um concurso de redação nas nove escolas da rede municipal e vai envolver estudantes do 4º ano, na faixa etária de 10 anos.
“É uma semente que dará bons frutos no futuro”, disse o prefeito André Pessuto ao apostar no sucesso da iniciativa que foi proposta pelo ouvidor municipal Edmar de Oliveira. As experiências que os estudantes terão durante o “mandato” de um ano pode contribuir para formação de lideres municipais.
“Nesse momento de descrédito da política, este programa vem trazer à criança conhecimento com relação à vida pública de Fernandópolis e mostrar que aqui trabalhamos diferente, unindo ideias para trilhar caminhos melhores para a sociedade”, enfatizou Pessuto.
O presidente da Câmara Étore Baroni vai na mesma linha do prefeito e ressalta a gestão compartilhada entre Executivo e Legislativo. “Temos feito um trabalho com união e harmonia e a Câmara participa de tudo o que traz benefícios para Fernandópolis. Com a nossa parceria neste trabalho com as crianças, elas terão condições de fazer uma política ainda melhor no futuro”, disse o presidente.
O ouvidor municipal de Fernandópolis e coordenador da Defesa Civil, Edmar de Oliveira, explicou que o programa é inovador e tem como objetivo principal estimular as crianças para as boas práticas de gestão pública e o interesse para as ações políticas
“Quando apresentei a ideia ao prefeito André Pessuto, ele abraçou prontamente o programa e tenho certeza que este trabalho trará bons frutos”, destacou.
A escolha do prefeito, vice-prefeito, vereadores (presidente, vice-presidente e 1º e 2º secretário da Câmara de Vereadores) e secretários será por meio de um concurso de redação, onde os estudantes terão que responder questões relativas aos cargos.
A primeira seleção será na escola. Cada escola escolherá uma redação que será examinada por uma banca. O critério de escolha deverá seguir os cinco quesitos: melhor redação, melhor proposta, aluno com bom rendimento escolar e aluno com menos falta. Aquele que somar mais pontos será o escolhido em cada categoria.
Os alunos eleitos neste programa terão seus mandatos em vigor por período de 12 meses a contar da posse, que ocorrerá no dia 19 de dezembro, em sessão solene na Câmara de Vereadores “Palácio 22 de Maio Prefeito Edson Rolim”, quando serão empossados todos os eleitos.
Duas vezes por ano o prefeito mirim poderá despachar direto do gabinete, acompanhando o prefeito oficial nas ações cotidianas. As datas serão sempre no mês de outubro, durante a semana da criança e dezembro, período natalino. Os secretários mirins e vereadores também acompanharão os secretários e vereadores em sessões, eventos e reuniões públicas.