Prefeitura abre licitação e promete a nova “Área Azul” para 5 de dezembro

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prefeitura abre licitação e promete a nova “Área Azul” para 5 de dezembro

Se tudo o que a prefeitura planejou der certo, Fernandópolis estreará em 5 de dezembro o novo sistema de estacionamento rotativo no centro da cidade. A previsão foi feita pela Secretaria de Gestão que deve publicar o edital de licitação para concessão do serviço à empresa particular até terça-feira. Nos próximos dias, a cidade completará um mês que o sistema operado pelo Ceads foi desativado.  

De acordo com nota da Secretaria de Comunicação, a prefeitura já tem um Plano B para o caso do cronograma estabelecido não ser cumprido. “Pode ocorrer alguma questão burocrática. Por isso, já há um estudo para viabilizar o sistema que seria diretamente feito pela Prefeitura”, diz a nota. 
Desde que o Ceads – Centro Educacional de Apoio, Desenvolvimento Social e Cultural deixou de operar o sistema em 20 de setembro, o estacionamento na área central piorou bastante, de acordo com relatos de motoristas. A preocupação é que, com a chegada do final do ano, a situação piore se o novo sistema não estiver operando. 
Conforme já divulgou o CIDADÃO, o novo sistema vai ampliar a área e terá 1.803 vagas. A empresa vencedora da licitação vai operar o novo sistema com novidades que vão desde a implantação do sistema de cobrança eletrônica (parquímetro), até mesmo via aplicativo de celular. A empresa também terá a obrigação de refazer toda a sinalização horizontal e vertical das ruas onde será implantado o sistema de Estacionamento Rotativo e ainda fazer aporte aos cofres públicos para obter a concessão. O lance mínimo deve ser divulgado pela prefeitura no edital de licitação, mas a expectativa é de valor superior a R$ 1 milhão. 
A nova Área Azul que ganhou denominação de “Rotativo Fernandópolis” foi ampliada e vai abarcar 1.803 vagas. Nesta expansão foram incluídas as avenidas dos Arnaldos (da Rua Bahia até a Espirito Santo),  Expedicionários Brasileiros (da Rua Bahia até a Sergipe), Rua Espirito Santo (da Pedro Ferrari até a José Camargo Arruda), Líbero de Almeida Silvares (da Expedicionários Brasileiros até a Presidente Castelo Branco), Avenida Euripedes José Ferreira (da Rua Rio de Janeiro a Espirito Santo) e Avenida José Camargo Arruda (da Rio Grande do Sul até a Espirito Santo).
Todas as avenidas (Manoel Marques Rosa, Amadeu Bizelli, Milton Terra Verdi, Paulo Saravalli terão a área azul da Rua Bahia até a Sergipe. As ruas, Rio de Janeiro e Espirito Santo, na extensão da Av. Pedro Ferrari até a José Camargo Arruda. A Rua Brasil permanece da Avenida dos Arnaldos até a Expedicionários; a Rua São Paulo até a José Camargo Arruda; as ruas Rio Grande do Sul e Bahia, da Avenida dos Arnaldos até a Expedicionários. 
O novo sistema estabelece para as tarifas valores diferenciados de acordo com o tempo de ocupação: 1,00 (meia hora) 1,50 (uma hora), 2,00 (duas horas). O valor é diferenciado para veículos de carga. Também fixa que para depósito de contêiner ou caçamba em vaga de estacionamento pago o valor de R$ 15 por dia de uso da vaga. 
O projeto da nova Área Azul atende demanda da Associação Comercial de Fernandópolis com o objetivo de propiciar facilidade para as pessoas que buscam o comércio da região central.