Em vigor durante todo mês de outubro, a campanha Outubro Rosa, visa conscientizar a população feminina, e também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em Fernandópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria Fundação Pio XII, prepara uma programação especial para lembrar a data e estimular as mulheres entre 40 a 69 anos de idade a fazerem o exame mamográfico.
As atividades começam neste sábado, dia 07, com a tradicional carreata, liderada pela ‘carreta rosa’, que sairá do Hospital de Câncer de Barretos – Unidade de Fernandópolis, percorrendo as principais ruas da cidade.
Na próxima semana, dias 09, 10 e 11, a ‘carreta rosa’ estará estacionada na praça do bairro Brasilândia para a realização dos exames de mamografia, com atendimento à população das 07h30 às 18h.
Nos dias 17 e 19 todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município estarão abertas, em período noturno, das 19h às 21h, para a coleta de exames de colo de útero, o Papanicolau.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
Infelizmente, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico, o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher. Estima-se um crescimento de 5 a 10% de incidência deste tipo de câncer nos últimos 10 anos, contudo, as taxas de cura são bem altas (95%) quando a doença vem a ser precocemente diagnosticada e esta é a importância da campanha ‘Outubro Rosa’.