Na semana de comemoração do Dia da Árvore, uma ação indevida gerou indignação nos moradores levou a prefeitura a abrir sindicância para apurar a ação irregular realizada no canteiro central que separa as avenidas Aziz Elias Demian e Helena Camplesi, no Jardim Rio Grande (antigo Núcleo da Cesp).
A denúncia foi feita pelo morador Marcelo Rigobelo e levou a prefeitura a emitir uma nota de esclarecimento e também de indignação. Na nota, divulgada pela Secretaria de Comunicação, a prefeitura confirma que houve corte de árvores de forma irregular no local e que havia indicação de vereadora e abaixo assinado de moradores solicitando a poda das árvores.
“Uma equipe foi ao local, e sem o nosso conhecimento, iniciou um corte radical. Imediatamente um morador entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que enviou um fiscal que chegando para verificar a reclamação, identificou o corte irregular e determinou a interrupção do serviço, evitando assim um dano maior. Diante do fato apresentado, o prefeito de Fernandópolis (André Pessuto) bem como o secretário de Meio Ambiente (Angelo Veiga) indignados com o fato, determinaram a abertura imediata de uma sindicância para apurar as responsabilidades”, diz a nota.
Na nota, a secretaria do Meio Ambiente esclarece que “para se efetuar o corte radical de uma árvore, deve-se seguir um processo técnico. Na mesma região havia uma solicitação para corte de uma árvore, na qual quatro técnicos ambientais foram avaliar essa árvore e cada um desses profissionais emitiu um parecer. Depois, o parecer foi encaminhado para o Conselho Municipal de Meio Ambiente na qual houve a indicação que naquele caso poderia ser feita o corte, ou seja, somente desta forma, com parecer técnico ambiental e seguindo a legislação pode ser feito esse tipo de serviço”.
Neste ano, a prefeitura reativou o programa ‘Disque Árvores’ e que até o momento já foram plantadas 230 mudas em diversos bairros, informou a nota.
O morador Marcelo Rigobelo disse que espera agora que a prefeitura plante novas árvores para substituir as que foram cortadas.