Escolas da rede municipal participam da ‘MOSTRAFER’

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Escolas da rede municipal participam da ‘MOSTRAFER’

Em sua segunda edição, a Mostra de Ciência e Tecnologia de Fernandópolis (MOSTRAFER) conta com a participação de diversas instituições de ensino do município e está aberta para visitações nesta terça, 19, e quarta-feira, 20, no salão de festas da Casa de Portugal.
A rede municipal é representada no evento por 08 escolas do ensino fundamental que apresentam seus projetos e defendem seus temas, sendo elas: Cemei Benedito Cunha; Cemei Maria Simão, Emef Antonio Mauricio da Silva; Emef Dr. Alberto Senra; Emef Ivonete Amaral da Silva Rosa; Emef José Gaspar Ruas; Emef José Zantedeschi; Emef Pedro Malavazzi. Também participam da feira, 8 escolas estaduais e 2 particulares, totalizando, em média, 600 participantes.
A Mostra é organizada pela escola estadual de tempo integral, Afonso Cáfaro e tem como proposta realizar atividades com inovação e criatividade, promovendo a interação entre as os alunos, visando fortalecer as escolas no preparo para a pesquisa e a descoberta científica. O encerramento e premiação com bolsas de redação, informática e inglês acontecem nesta quarta-feira, a partir das 20h.
OBJETIVOS DA MOSTRAFER
-Realizar uma Mostra de Ciência Municipal envolvendo as redes estadual, municipal, privada e técnica da cidade de Fernandópolis.
-Estimular o domínio da linguagem científica.
-Colocar em prática conhecimentos científicos e atribuir valores a essas práticas reconhecendo sua contribuição na visão de mundo.
-Exercitar a apresentação em um mostra, com o objetivo primordial de preparar o educando quanto ao comportamento seguro e convicto da realização de experimentos e suas anotações (DC - diário científico) bem como sua postura e repertório.
-Identificar e mobilizar recursos metodológicos para a resolução de problemas complexos.
-Elaborar argumentação científica com base em dados e teorias da ciência.
-Comunicar, com clareza, objetividade e eficiência as conclusões das investigações realizadas.
-Utilizar como eixo norteador da condução dos projetos os valores da responsabilidade, do comprometimento, da sustentabilidade e da qualidade de vida