A arborização é extremamente importante para as vias urbanas e as árvores precisam de cuidados corretos. Por isso, a Prefeitura de Fernandópolis disponibiliza em seu site (www.fernandopolis.sp.gov.br) o “Guia de Poda”, elaborado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com todas as informações necessárias para que o procedimento seja realizado adequadamente.
Em Fernandópolis está em vigor a Lei nº 3905, de 29 de dezembro de 2011, quegarante ao munícipe o direito de proceder a poda de árvores em frente ao seu imóvel por meio da contratação de um profissional liberal devidamente cadastrado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segundo o manual, a poda, na arborização urbana, tem por finalidade básica conferir à árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento, além de eliminar ramos mortos, danificados ou com doenças e pragas, remover partes da árvore que colocam em risco a segurança das pessoas e retirar partes da árvore que interferem nas edificações ou nos equipamentos urbanos.
É necessário conscientizar os profissionais e leigos sobre a importância da poda de árvores urbanas no sentido de prevenir e evitar situações de sacrifício de espécies vegetais, além de garantir a existência benéfica da arborização ao meio ambiente, de forma a contribuir com a purificação do ar, do balanço hídrico, atenuar a temperatura e a luminosidade, amortizar o impacto das chuvas e servir de abrigo à fauna local.
As árvores do meio urbano constituem um património natural valioso, não só por razões estéticas, mas também e, sobretudo, pelo bem-estar que proporcionam aos habitantes. Uma poda demasiado drástica ou mal executada por quaisquer outras razões é um fator de desvalorização do património e um elemento de risco para a segurança de pessoas e bens.
Ainda para facilitar ao morador, a Prefeitura disponibiliza o serviço de “Disk Poda”, por meio do telefone: 0800-772-4550 e WhatsApp 99729-4550. Basta entrar em contato com a Ouvidoria, que faz a indicação de podadores cadastrados no município e competentes para a realização do serviço.