Evento esportivo marca o mês de prevenção ao suicídio

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Evento esportivo marca o mês de prevenção ao suicídio

Com o nome de “Setembro Amarelo”, o mês será dedicado a campanhas de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com objetivo de alertar a população a respeito da realidade deste problema no Brasil e no mundo e suas ações preventivas. Em Fernandópolis haverá um evento esportivo para marcar o mês. No dia 04 de setembro haverá uma caminhada, pedal e corrida, com partida da Praça Joaquim Antônio Pereira, no Centro da cidade, a partir das 19h.
Não haverá cobrança de inscrição para participar desta ação, os organizadores solicitam apenas que todos estejam de camiseta amarela ou alguma peça desta cor. Quem quiser, poderá colaborar com R$2, dinheiro que será doado ao ciclista Adriano Rodrigues da Silva, conhecido como “Abeia”, que sofreu um grave acidente de trânsito na cidade de São José do Rio Preto e precisa de ajuda para o tratamento e adaptação de sua casa. 
A inscrição pode ser realizada no local do evento, minutos antes do início do passeio, que é realizado pelas Ligas Acadêmicas de Humanização e Cuidados Paliativos e de Psiquiatria da Universidade Brasil e Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Fernandópolis, com apoio da Afercan e Jefferson Falchi, professor do projeto “Bom de Escola, Bom de Esporte”, da Secretaria Municipal de Esporte.
SETEMBRO AMARELO
Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira dePsiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 domesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação de tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.