No dia 29 de agosto é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data que foi instituída no ano de 1986 com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Para conter esse alto índice, a Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e em apoio com o INCA (Instituto Nacional di Câncer) e CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), oferece tratamento gratuito para os fumantes através do ‘Programa Nacional Contra o Tabagismo’.
O projeto fundamenta-se em um grupo terapêutico medicamentoso, cujo principal objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e, consequentemente, morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.
O tratamento completo dura cerca de um ano e consiste em consultas periódicas e reuniões em grupos de apoio, para que os dependentes possam discutir o problema do tabagismo.
Durante o atendimento dos pacientes, se a dependência for classificada como grave, os profissionais indicam o uso do adesivo de nicotina para evitar que o dependente recorra novamente ao cigarro. Todos os medicamentos usados no tratamento são distribuídos gratuitamente para os pacientes.
Toda população pode ter acesso aoprograma. Os encontros com os usuários acontecem todas as quintas-feiras, às 19h, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Por do Sol, coordenados pelo Dr. Alfonso Charris Saade e pela enfermeira Natália Bortoletto Gonçalves.
“Aquele que expressar o desejo em parar de fumar pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência que, posteriormente, será encaminhado pelos profissionais ao nosso grupo contra o tabagismo”, explicou Natália.
O projeto já atendeu mais de 200 pacientes desde a sua implantação no município.