O TRE - Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - aprovou na terça-feira (15), resolução que dispõe sobre a reorganização da primeira instância da Justiça Eleitoral no Estado (rezoneamento) determinada pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Serão extintas 32 das 425 zonas eleitorais, bem como remanejado o eleitorado entre zonas e municípios. As duas zonas eleitorais de Fernandópolis, a 150ª (sede) e a 302ª (que abriga as cidades de Ouroeste, Meridiano, Pedranópolis, Indiaporã e Guarani d´Oeste), foram mantidas sem alteração.
As maiores mudanças ocorrem na 152ª zona eleitoral de Jales, que perde sete municípios. Vitória Brasil passa para a zona eleitoral de Estrela d’Oeste e as cidades de Santa Albertina, Mesópolis, Paranapuã, Santa Salete e Aspásia vão compor a nova zona eleitoral criada em Urânia. Assim a zona eleitoral de Jales ficará om a sede, Jales, mais as cidades de Pontalinda e Dirce Reis.
Ainda na região foram extintas as zonas eleitorais de General Salgado e Palestina, incorporadas respectivamente às zonas eleitorais de Auriflama e Cardoso.
Segundo o presidente do TRE, Mário Devienne Ferraz, “o eleitor não será prejudicado com as mudanças”. As zonas eleitorais extintas serão transformadas em postos de atendimento com estrutura e capacidade para atender às demandas da população.
Durante os estudos do rezoneamento, foram identificadas diversas oportunidades de melhoria na estrutura existente para promover a racionalização dos serviços e economia de custos operacionais, considerando as restrições orçamentárias do setor público.
A efetiva extinção das zonas eleitorais e o remanejamento dos eleitores ainda será regulamentado pelo Tribunal, tendo em vista a readequação das rotinas internas, no prazo de até 60 dias.