Os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo fechando o primeiro semestre do ano em Fernandópolis mostram que a população de Fernandópolis continua sendo alvo dos ladrões. A cada dois dias, são registrados em média cinco furtos na cidade.
No período de janeiro a junho, a cidade registrou 462 boletins de ocorrências de furtos, 21 de roubo (com emprego de violência contra a vítima), 47 furtos de veículos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os furtos mantiveram tendência de alta, mas os casos de roubo e furto de veículos apresentaram queda (veja quadro).
Mas, se o número de roubos no semestre apresentou queda, Fernandópolis tem na estatística um crime de latrocínio (roubo seguido de morte), tipo de ocorrência que a Polícia não registrava havia nove anos. O latrocínio foi registrado em janeiro e teve como vítima o comerciante Célio Busato Jr.
A Justiça de Fernandópolis já sentenciou dois dos três réus acusados do latrocínio. A sentença foi proferida pelo juiz Vinícius Bufulin de Fernandópolis, sendo os dois dos três réus condenados juntos a uma pena de 63 anos e 9 meses de prisão. O terceiro réu que teria atirado contra o dono da padaria ainda não foi sentenciado, pois a Justiça aguarda um laudo de insanidade mental.
A estatística divulgada pela Secretaria da Segurança Pública esta semana separa os casos de estupros dos casos de estupros de vulneráveis, o que não ocorria até o ano passado. Assim, olhando a estatística atual, verifica-se que houve queda nos casos de estupros (11 contra 17). Só que a categoria de estupro de vulnerável registra 6 ocorrências este ano, o que eleva o total de casos de janeiro a junho deste ano para 17.
Fernandópolis também viu o número de acidentes ter uma pequena queda, mas registrou maior gravidade de casos, tanto que o número de mortos em acidentes de trânsito, tratados como homicídio culposo (sem intenção de matar) pulou de 4 para 6 este ano.
Em nove itens da estatística da Secretaria da Segurança Pública, Fernandópolis manteve índice zero de registros, incluindo homicídios, roubo de carga e roubo a banco.