Enquanto a frota aumenta sem controle, a malha viária de Fernandópolis não acompanha. O resultado são ruas e a avenidas com tráfego pesado e dificuldade, cada vez maior, para estacionar. A secretaria de Trânsito vem fazendo intervenções pontuais para eliminar os principais gargalos.
De acordo com os números do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – Fernandópolis fechou o mês de maio com uma frota de 55.923 veículos, dos quais 28.243 são automóveis, 16.947 motos e motonetas e 10.733 de outros tipos.
O secretário municipal de Trânsito, Ederson José da Silva anunciou mão única de direção em mais três vias públicas da cidade. A primeira delas, é a Rua Aparício Simões Moita no Jardim Paraiso que ganhou sentido único bairro-centro. No bairro, a secretaria já havia implantado mão única na Presidente Médici, sentido centro-bairro. “São vias paralelas e que garantem maior segurança na circulação de veículos e pedestres no bairro”, disse o secretário Ederson José da Silva. Ele diz que a medida já antecipa a abertura de novos bairros na região norte. Silva também anunciou medidas na rotatória no cruzamento da Avenida Duque de Caxias com Rubens Padilha Meato para melhorar a conexão.
Ainda na região norte, a Avenida Duque de Caxias também teve reativado o semáforo no cruzamento com a Rua Manoel R. da Silva. Segundo ele, o semáforo neste ponto tem objetivo de melhorar a segurança para os pedestres, dada a grande concentração de estabelecimentos comerciais, igreja e escola na área. O secretário já prevê implantar rotatória em outro cruzamento da avenida que é o principal acesso para a região norte da cidade.
MÃO UNICA
A Secretaria de Trânsito já implantou desde ontem a nova sinalização no Jardim Santa Rita, região do Terminal Rodoviário de Passageiros, onde duas vias ganham mão única de direção. As mudanças fazem parte do estudo que resultou na implantação de mão-única na Rua Porto Alegre. “A partir dessa mudança, fizemos a avaliação da repercussão da medida nas vias da região para verificar a migração do trânsito e agora estamos promovendo as medidas corretivas”, disse Ederson.
As mudanças incluem implantação de mão única na Rua Ana A. da Silva entre a Avenida Raul Gonçalves Jr. até a Rua Ângelo Del Grossi e na Rua Sergipe a partir da Rua Porto Alegre, sentido centro da cidade. Neste trecho, duas quadras tinham mão dupla de direção.
Segundo ele, na área já está prevista outra intervenção que será a implantação de lombo-faixa na Rua Porto Alegre, esquina com Sergipe, com a finalidade de reduzir a velocidade na área e melhorar a segurança na travessia de pedestres entre o Terminal e a área de hotéis. Essa lombo-faixa será feita com recursos do Programa Infosiga São Paulo.
O secretário anunciou ainda estudos para mudanças de mãos de direção em outras vias da cidade e implantação de rotatórias na Avenida da Saudade (bairro Corinto e cruzamento com a Simão dos Santos Gomes e Sebastiana da Silva), Avenida Amadeu Bizelli (cruzamento com Aldo Livorati), além de implantação de lombo-faixa defronte o AME/Lucy Montoro.